Gala volta a celebrar o acordeão no Teatro das Figuras

Iniciativa cumpre 10 anos de existência

João Palma, jovem louletano campeão do mundo, Hernâni Cerqueira e Pedro Gonçalves são alguns dos convidados da grande gala “Terra de Acordeão” que se realiza este sábado, 10 de Novembro, às 21h30, no Teatro das Figuras, em Faro. 

Este ano, a iniciativa festeja 10 anos de existência, «proporcionando um espetáculo bastante eclético com a participação de muitos jovens premiados», bem como das orquestras Folegarve e Folequestra.

«Esta gala terá ainda um toque internacional com o incomparável Michel Sapateado, o espírito bem algarvio pelos RitmoFole, com Sérgio Conceição e Silvino Campos, e um momento de autêntica imponência musical com a participação especial da Orquestra Típica e Coral de Alcobaça constituída por 36 elementos e dirigida pelo consagrado Aníbal Freire, o primeiro português campeão do mundo de Acordeão em 1972», explica a organização.

Ao longo de um século, Bordeira, uma pequena localidade pertencente ao concelho de Faro, foi berço de alguns dos mais conceituados acordeonistas do país.

Por isso, “Terra de Acordeão” «é um projeto pioneiro em Portugal coordenado por Nelson Conceição e que tem vindo a documentar, dignificar e difundir os grandes autores e acordeonistas ligados de alguma forma a Bordeira através de publicações literárias, exposições, colóquios, espetáculos de apresentação, edições discográficas e grandes galas de homenagem».

Neste âmbito já foram homenageados José Ferreiro Pai & Filho, António Madeirinha, João Barra Bexiga, Daniel Rato e Hermenegildo Guerreiro, ficando, assim, salvaguardadas mais de 500 obras musicais destes grandes autores algarvios, numa altura em que uma possível candidatura do acordeão a Património Imaterial da Humanidade voltou a ser falada.

«A organização congratula-se por ser um projeto que congregou diversas valências e esforços para chegar até aqui, aproveitando assim para agradecer a todas as entidades que apoiaram ao longo destes anos e aos cerca de 60 acordeonistas que engrandeceram este projeto».

Esta iniciativa é promovida pela Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe e pela Sociedade Recreativa Bordeirense, contando com o apoio do Município de Faro e da Associação de Acordeonistas do Algarve – Mito Algarvio.

Comentários

pub