Faro discute “Importância do Voluntariado na comunidade”

Participação na iniciativa requer inscrição prévia

“A Importância do Voluntariado na Comunidade é o tema de um seminário que se vai realizar no dia 5 de Dezembro, a partir das 9h30, na Biblioteca Municipal de Faro. 

Este evento, que serve para assinalar o Dia Internacional do Voluntariado, surge no âmbito do projeto “Histórias Contadas Sorrisos Partilhados”, uma iniciativa do Município de Faro e da Plataforma Saúde em Diálogo que, desde Março de 2018, tem vindo a dinamizar um conjunto de atividades com o contributo de voluntários, dirigidas à terceira idade e que promovem o envelhecimento ativo.

O seminário surge como forma de apresentar à comunidade a dinâmica que o projeto pretende criar quer ao nível do voluntariado, quer ao nível da ocupação saudável dos tempos livres e bem estar dos idosos.

Organizado numa ação conjunta entre o Município de Faro, a Plataforma Saúde em Diálogo e o CENIE – Centro Internacional sobre o Envelhecimento contará com a partilha de exemplos de boas práticas da UAlg V+, do Instituto Português do Desporto e Juventude, do Banco Alimentar e da Liga Portuguesa Contra o Cancro no painel da manhã.

Da parte da tarde, além da apresentação do projeto “Histórias Contadas Sorrisos Partilhados”, contará com os contributos da Confederação de Voluntariado, Associação Coração Amarelo e o Departamento de Responsabilidade Social do Montepio para reflexão sobre a temática “Comunicar e motivar voluntários”.

O seminário terminará com a inauguração da exposição de fotografia “Conta-me a tua História”, organizado pela ALFA, que retrata a idade sénior através de fotos de cinco idosos participantes no projeto “Histórias Contadas Sorrisos Partilhados”.

O seminário é de entrada livre e confere certificado de presença, requerendo inscrição prévia através do e-mail [email protected]@cm-faro.pt

Comentários

pub