Faro aumenta orçamento para 2019 em mais de 2 milhões de euros

Grande objetivo do orçamento é «garantir os projetos fundamentais que partem da iniciativa deste executivo»

Faro vai ter um orçamento de 39,7 milhões de euros para 2019, o que representa um aumento de «mais de 2 milhões» face ao ano passado. O programa Faro Requalifica, o processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura ou a construção do parque de campismo na Praia de Faro são algumas das prioridades. 

Segundo a Câmara de Faro, o grande objetivo deste orçamento é «garantir os projetos fundamentais que partem da iniciativa deste executivo, como o programa de requalificação do espaço público e artérias (Faro Requalifica), a melhoria do Parque Escolar, a renovação do obsoleto parque automóvel municipal, apoios ao Associativismo e Juntas de Freguesia, o planeamento territorial e o processo de candidatura Faro, Capital europeia da Cultura».

Em termos de infraestruturas e equipamentos, realçam-se a construção de um parque de campismo na Praia de Faro (449 mil euros, valor acrescido de IVA) cuja obra deverá começar em Setembro de 2019, a remodelação do parque habitacional municipal (cerca de 350 mil euros, mais IVA), as requalificações no âmbito do Plano de Ação para a Regeneração Urbana – PARU (150 mil euros, mais IVA) e a construção de três salas para o pré-escolar na EB1/JI do Bom João (316 mil euros, acrescidos de IVA).

Em execução encontra-se já o Polidesportivo da Conceição.

No que respeita à remodelação de espaço público e rede viária, o Orçamento prevê as requalificações da estrada entre a Praia de Faro e a rotunda do Aeroporto (200 mil euros), na estrada entre Mar e Guerra e o Patacão (158 mil euros), da rua da Igreja, no Montenegro (100 mil euros), e do troço entre a Avenida da República e o Jardim Manuel Bivar, na cidade de Faro (100 mil euros). Em todos estes montantes, não está contemplado o valor do IVA.

Estão ainda previstas, com concurso de empreitada a lançar durante o ano de 2019, outras realizações como o Centro de Recolha Oficial (canil/gatil municipal), as requalificações da Alameda João de Deus e Mata do Liceu, a construção do Centro Cultural de Bordeira e diversas requalificações de artérias e largos urbanos e das designadas freguesias rurais – «com realce para a renovação do Largo do Pé da Cruz e da Praça Ferreira de Almeida».

«As remodelações de parques infantis e instalações desportivas, estão também previstas neste orçamento que contempla ainda uma forte componente ambiental e de recuperação de espaços verdes. Tudo isto sem hipotecar o equilíbrio financeiro alcançado em 2017, após 7 anos de vigência dos planos de assistência financeira», conclui a autarquia.

Comentários

pub