Europa mostra-se na Fortaleza de Sagres através de estórias e de arte

As iniciativas servem para celebrar o 3º aniversário da atribuição da Marca do Património Europeu ao Promontório de Sagres

A Fortaleza de Sagres vai acolher as iniciativas “Europa nas Estórias” e “Pintar a Europa- Art in Progress”, nos dias 30 de Novembro e 2 de Dezembro, respetivamente. Os dois eventos servirão para assinalar o 3º aniversário da atribuição da Marca do Património Europeu ao Promontório de Sagres.

Estas são «duas iniciativas que pretendem aproximar e envolver a comunidade local na descoberta dos valores associados a um lugar patrimonial que desempenhou um papel decisivo na história, cultura e desenvolvimento da Europa», segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg), que organiza as atividades em conjunto com o Centro Europe Diret (CCDR – Algarve).

«Finisterra emblemática e evocativa de um período marcado pela expansão, lançando a civilização europeia no seu caminho para o projeto global que veio a definir o mundo moderno, o Promontório de Sagres representa um lugar de vanguarda na origem da nossa herança histórica e em conjunto com outros 37 sítios europeus, um símbolo de integração europeia e um caminho partilhado de liberdade e democracia», acrescentou a DRCAlg.

“Europa nas Estórias” é um projeto educativo direcionado para crianças do pré-escolar e do 1º ciclo e terá lugar na Fortaleza de Sagres, no dia 30 de Novembro, às 10 horas. O projeto foi concebido a partir da ideia da “hora do conto” e inclui um atelier “mãos à obra”, um momento de dança e uma exposição dos trabalhos das crianças participantes. A temática europeia será introduzida a partir da leitura do conto “A Lenda da Europa”.

“Pintar a Europa – Art in Progress” consiste numa exposição coletiva sobre a Europa, inspirada no mote “Unida na diversidade” e «reúne, sobretudo, obras de artistas anónimos, cidadãos espanhóis e portugueses, mas acima de tudo europeus, de todas as idades». A mostra pode ser vista entre os dias 2 e 31 de Dezembro.

«Pretende-se fazer crescer este projeto na Fortaleza de Sagres com o contributo da comunidade local, pelo que se convidam todos os que se inspiram neste símbolo europeu a participar e partilhar a sua “visão” da Europa através da pintura de uma pequena tela, no dia 2 de Dezembro, às 15 horas», desafiou a Direção Regional de Cultura do Algarve.

Comentários

pub
pub