CCV de Lagos celebra Cultura Científica com Geometria Urbana e programação

Centro Ciência Viva de Lagos vai juntar-se às celebrações do Dia Nacional da Cultura Científica

O Centro Ciência Viva (CVV) de Lagos vai comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica, no sábado, dia 24 de Novembro, com um passeio e oficina de Geometria Urbana e vários desafios de programação e circuitos eletrónicos.

O programa das festas começa às 10h00, com «uma caminhada pelas ruas de Lagos dedicada à Matemática e à Arte». Quem participar neste passeio dedicado à Geometria Urbana, vai aprender a «identificar padrões e frisos geométricos nas calçadas, platibandas, azulejos e outras representações artísticas», segundo o CCV de Lagos.

Depois da recolha de impressões, haverá uma oficina de trabalho, onde cada qual «pode libertar a sua criatividade». As inscrições nesta iniciativa devem ser feitas online.

À tarde, entre as 14h30 e as 17h30, serão lançados Desafios de Programação e Circuitos Eletrónicos.

«Neste dia terá a possibilidade de jogar EdBall, dando instruções ao seu robô com um comando de televisão. Para complementar os seus conhecimentos em Ciência e Tecnologia terá ainda à sua disposição alguns controladores Arduino e sensores para montar circuitos eletrónicos, bem como Lego Mindstorms que poderá comandar com programação por blocos», descreve o Centro Ciência Viva lacobrigense.

No Desafio Robótico Edball, os participantes vão «aprender a programar com os Edison, terminando com um jogo de bola com estes simpáticos robôs».

O CCV de Lagos também vai propor alguns desafios para resolver com os Lego Mindstorms e dar a conhecer «as regras básicas para a construção de um circuito eletrónico», num desafio robótico onde o público terá a oportunidade de «perceber como podemos obter resultados divertidos com um Arduino».

O Dia Nacional da Cultura Científica foi criado em 1996. Foi escolhido o dia 24 de Novembro para a sua celebração pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional.

Comentários

pub