Bloco de Esquerda pergunta ao ministro como têm corrido as praxes no Algarve

Os deputados do Bloco de Esquerda Luís Monteiro e João Vasconcelos dirigiram um conjunto de perguntas a Manuel Heitor, ministro […]

Os deputados do Bloco de Esquerda Luís Monteiro e João Vasconcelos dirigiram um conjunto de perguntas a Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, sobre a praxe académica nos estabelecimentos de ensino superior no Algarve. 

«Os parlamentares bloquistas exigem esclarecimentos da tutela sobre se as instituições permitem a existência de praxes nas suas instalações, se promovem atividades alternativas à praxe académica para a receção e integração dos novos estudantes e se a instituição tem conhecimento de situações de abuso em contexto de praxe académica que envolvam estudantes do ensino superior», explica o Bloco de Esquerda.

Do conjunto das cerca de 10 questões colocadas ao Ministério de Manuel Heitor, destaca-se ainda a «necessária clareza sobre se as instituições de ensino superior algarvias apoiam financeiramente grupos de estudantes ou associações que promovam a praxe académica, se estas estruturas são reconhecidas oficialmente, e se são convidadas a estarem presentes nas cerimónias oficiais», diz o BE.

Na próxima segunda-feira, dia 19 de Novembro, os parlamentares bloquistas estarão na Universidade do Algarve (UAlg) a participar numa campanha dedicada ao ensino superior, sobretudo focada nas questões das propinas e na falta de alojamento estudantil.

Serão distribuídos folhetos sobre os temas nos Campus da Penha e de Gambelas e haverá um encontro com os investigadores precários da UAlg. A jornada termina, às 15h00, com uma conferência de imprensa sobre as medidas do Bloco neste OE para a área do Ensino Superior.

Comentários

pub