Biblioteca de Faro enche-se de criaturas assustadoras e são todas bem portuguesas

Livro “Bestiário Tradicional Português” vai ser apresentado na Biblioteca de Faro

O livro é sobre criaturas assustadoras, mas não há lá lugar para vampiros ou zombies. Nuno Matos Valente vai estar na Biblioteca Municipal de Faro, no dia 14 de Novembro, para apresentar a sua obra “Bestiário Tradicional Português”, onde dá a conhecer alguns dos seres fantásticos que fazem parte do imaginário popular do nosso país.

Ao todo, haverá três sessões. As duas primeiras são dirigidas a alunos do 1º ciclo de escolas do concelho de Faro e estão marcadas para as 10h00 e para as 14h00. A última, agendada para as 18h00, é dirigida «a pais e filhos e todos os que gostam de ouvir histórias assustadoras» e tem entrada livre, segundo a Câmara de Faro.

Moiras encantadas, a Maria Gancha, o Homem das Sete Dentaduras, os Trasgos e os Maruxinhos são algumas das criaturas que são descritas e ilustradas neste livro.

«Quem são as Moiras Encantadas? Onde vivem? O que faz a Maria Gancha no fundo do poço e os Maruxinhos nas ruínas do castelo? Aquele som lá ao longe, na encruzilhada, será um Lobisomem ou um Tardo? Nuno Matos Valente recolheu e Natacha Costa Pereira ilustrou cerca de 40 criaturas que habitam o nosso território, produzindo a mais completa pesquisa de criaturas míticas tradicionais portuguesas», ilustrou a Câmara de Faro.

Este bestiário ilustrado contém informações detalhadas sobre os hábitos e características de cada criatura genuinamente portuguesa, de acordo com extensa recolha oral e com referências nas obras de Leite de Vasconcelos, Consiglieri Pedroso, Alexandre Herculano, Júlio Dinis, Teófilo Braga, entre outros.

Comentários

pub
pub