Bastonária dos Nutricionistas quer que o Algarve deixe de ser a região onde mais se adiciona sal à comida

Responsável pela Ordem dos Nutricionistas faz visita de dois dias à região algarvia

O Algarve é a região de Portugal onde mais se adiciona sal aos alimentos, quando estes já estão no prato (36%), e a visita de Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, a partir desta quarta-feira, 28 de Novembro, tem como objetivo alertar para esta realidade. 

Aqueles dados constam de um estudo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, que revela, ainda, que 33% dos algarvios são hipertensos.

Em declarações ao Sul Informação, a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, que vai estar na região algarvia até quinta-feira, dia 29, considerou que estes são «números impactantes».

«Temos de desencadear ações para combater esta realidade. Colocar mais sal na comida é um mau comportamento para a saúde. Essas ações de combate podem ir desde a sensibilização, ao envolvimento da restauração para que tal não aconteça», disse.

Alexandra Bento, cuja visita começa com uma reunião com a Administração Regional de Saúde, aponta como contrassenso o facto de o Algarve ser a região do país «mais próxima do Mediterrâneo» e que, por isso, deveria adotar como padrão a Dieta Mediterrânica.

Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas

Na visita à região, a bastonária vai ter uma reunião na Câmara de Tavira, na quinta-feira, 29 de Novembro, às 9h00, precisamente a comunidade representativa de Portugal no reconhecimento pela UNESCO da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Para Alexandra Bento, «importa salvaguardar esta maneira de comer e este padrão alimentar». É que, revelou, os dados relativos à obesidade na região também são preocupantes: 55% dos algarvios têm peso a mais e 19,2% são obesos.

Já nas crianças, os números são mais animadores e o Algarve até está abaixo da média nacional: apenas 8,6% são obesos.

A visita da responsável tem também como objetivo conhecer o trabalho feito pelos nutricionistas na região. No Algarve, existem apenas seis nutricionistas nos cuidados de saúde primários, um rácio «muito abaixo do preconizado pela Ordem dos Nutricionistas para fazer face às necessidades».

De momento, está aberto um concurso que prevê mais três nutricionistas para o Algarve, mas, ainda assim, «é muito pouco». O ideal, apontou Alexandra Bento, era que, no total, existissem 23 nutricionistas nos cuidados de saúde primários.

Esta iniciativa está inserida no “Ciclo de Visitas da Bastonária da Ordem dos Nutricionistas”, que, iniciado em Abril, já passou por seis regiões do país.

Com o objetivo de fazer um levantamento da realidade profissional dos nutricionistas, este périplo decorre até ao próximo mês de Dezembro, passando por mais de 40 instituições de Norte a Sul do país, incluindo ilhas.

 

Programa da visita

 

28 de Novembro:

09h30 – 10h30 | Reunião na Administração Regional de Saúde Algarve;
10h30 – 11h30 | Reunião Departamento Saúde Pública ARS Algarve;
12h00 -14h30 | Visita ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve (Unidade de Faro);
14h30 – 15h30 | Visita ao Centro de Saúde de Faro;
16h30 – 17h30 | Visita à Câmara Municipal de Albufeira

 

29 de Novembro:

09h00 – 10h00 | Visita à Câmara Municipal da Tavira;
10h30 – 11h30 | Visita ao Agrupamento de Centros de Saúde do Sotavento;
12h30 – 15h00 | Centro Hospitalar Universitário do Algarve (Unidade de Portimão)

Comentários

pub