Avião da Transavia aterrou de emergência no Aeroporto de Faro

Esta é a segunda aterragem de emergência em aeroportos nacionais em apenas dois dias

Um avião da companhia aérea Transavia aterrou de emergência no Aeroporto de Faro, esta segunda-feira ao início da tarde, revelou o ministro da Defesa João Cravinho no Twitter. A aeronave partiu do Funchal com 149 pessoas a bordo, com destino a Amesterdão, mas sofreu uma despressurização da cabine e acabou desviado para o aeroporto algarvio, onde «aterrou em segurança».

Esta foi a segunda aterragem de emergência em apenas dois dias, em Portugal. Ontem, domingo, um avião da Air Astana fez-se à pista do Aeroporto de Beja depois de três horas no ar com problemas eletrónicos e à terceira tentativa.

Como já havia acontecido ontem, foram acionados os aviões F-16 da Força Aérea Portuguesa (FAP) para acompanhar o avião em dificuldades e o ajudar a aterrar em segurança. «É muito raro ter duas emergências em dois dias, mas a FAP estava preparada», ilustrou o membro do Governo, no seu tweet.

 

Num comunicado, a Força Aérea revelou que a aeronave da Transavia «comunicou problemas de pressurização quando fazia a ligação com Amesterdão, tendo divergido e aterrado em segurança no Aeroporto de Faro pelas 12h51. O voo foi escoltado pelas aeronaves F-16».

«A Força Aérea ativou ainda todo o seu sistema primário de Busca e Salvamento, no decurso da ocorrência. Esta é a segunda vez que a Força Aérea ativa a parelha de F-16 para escoltar uma aeronave civil em dificuldades em menos de 24 horas», acrescentou a FAP.

Comentários

pub