Almodôvar inaugura monumento de homenagem aos seus mineiros

Local do monumento vai passar a chamar-se “Rotunda do Mineiro”

Um monumento de homenagem aos mineiros de Almodôvar vai ser inaugurado na próxima quarta-feira, 4 de Dezembro, às 15h30, na rotunda da recém requalificada entrada sul desta vila alentejana.

Com esta estátua, o Município de Almodôvar presta «homenagem aos mineiros almodovarenses, pela importância que esta atividade tem no nosso concelho e pelo simbolismo desta profissão e do seu forte vínculo ao desenvolvimento económico da região e do país».

Por causa do monumento, o local vai passar a chamar-se “Rotunda do Mineiro”.

No simbolismo desta estátua, a autarquia pretende «refletir a importância económica e social da atividade mineira no concelho de Almodôvar, assim como em todos os concelhos circundantes».

António Bota, presidente da Câmara Municipal, sublinha que «Almodôvar homenageia, desta forma, todos os mineiros que laboram diariamente para que esta atividade seja uma das mais significativas e de maior importância na nossa região, dando a verdadeira importância a todos os que laboram no interior da terra para trazer à superfície melhores condições de vida às suas famílias».

Este monumento é da autoria do escultor Aureliano Marques de Aguiar, o mesmo autor das obras que homenagearam outras profissões, tal como a “Estátua do Sapateiro” ou o “Carro de Bombeiros”, ambas instaladas na sede do concelho.

A inauguração do monumento contará com a presença do Bispo de Beja, do administrador da Somincor, grupo que explora a Mina de Neves-Corvo, bem como de inúmeros autarcas.

 

Comentários

pub