Aljezur dá a provar a «melhor batata-doce do mundo» em novo festival

Este já é um «grande festival gastronómico a nível nacional»

Seja assada em forno de lenha, frita ou até em compota, a batata-doce volta a ser rainha, de 30 de Novembro a 2 de Dezembro, para mais um festival em Aljezur. 

Gastronomia, tradição e cultura voltam a estar em evidência no Festival da Batata-Doce, um dos principais cartazes de Aljezur.

A variedade da oferta gastronómica passará por quatro restaurantes, três tasquinhas, mas também por uma reforçada oferta de street food e uma zona de petiscos, na tenda exterior, «que abordará a batata-doce de Aljezur de forma mais leve e descomprometida», diz a Câmara Municipal.

A tentação do doce mantém uma presença forte e, em cada esquina do festival, será fácil ser tentado por uma pastelaria variada, com base na batata-doce de Aljezur, por um chocolate com batata-doce, um licor, uma compota, uma aguardente, um gelado, uma bebida quente ou, até, por uma cerveja artesanal.

«Mais de uma centena de expositores trarão a cor, o artesanato e os produtos genuínos da região para deleite dos milhares de visitantes que são esperados neste fim de semana em Aljezur», segundo a autarquia.

«Para eles estará também reservada a melhor batata-doce do país e do mundo, de variedade Lira, possuidora do selo de Identificação Geográfica Protegida (IGP), garantida pela Associação de produtores de Batata-Doce de Aljezur que irá ainda disponibilizar batata assada em forno de lenha e a batata-doce frita».

«A aposta e afirmação deste produto de qualidade tem sido uma das preocupações da Associação ao longo dos últimos anos e do próprio Município».

Este é um certame que se revela «da maior importância para o concelho e que já se impôs como um grande festival gastronómico a nível nacional, muito visitado por todos os que procuram os diferentes sabores desta região».

A animação será constante, salientando-se a confeção ao vivo de receitas variadas, por chefs.

O Festival da Batata-Doce está aberto à sexta-feira e sábado das 12h00 às 24h00 e, no domingo, das 12h00 às 22h00.

A entrada e o estacionamento são gratuitos.

Comentários

pub