Alcoutim recebe Fórum de Caminhadas e Turismo de Natureza

Fórum pretende contribuir para o desenvolvimento sustentado do Turismo de Natureza no Baixo Guadiana

A Associação Odiana, em conjunto com o Município de Alcoutim, promove no próximo dia 30 de Novembro, naquela vila, a primeira edição do Fórum de Caminhadas e Turismo de Natureza.

O objetivo é promover e impulsionar as caminhadas e o Turismo de Natureza na região, dando a conhecer casos de sucesso e facilitando o conhecimento de instrumentos para a valorização destes produtos turísticos.

A iniciativa é aberta ao público em geral e decorre no Espaço Guadiana, em Alcoutim, com um programa diversificado que conta com atores de escala regional, nacional e internacional nas vertentes de walking & cycling, sendo a tónica em torno do turismo ativo e responsável.

O programa conta com um painel de luxo, começando pela Região de Turismo do Algarve, a Cooperativa QRER, responsável pelo «Algarve Walking Season» e a Biosphere Responsible Tourism.

Vão ser também apresentados casos de sucesso como o «Tenerife Walking Festival» e a «Itinerantur».

A Odiana irá abordar o produto pedestrianismo com a Rede de Percursos Pedestres e a Grande Rota do Guadiana.

Este Fórum pretende contribuir para o desenvolvimento sustentado do Turismo de Natureza no Baixo Guadiana, sobretudo no que concerne ao interior do território, com fortes potencialidades e onde existe já um conjunto de intervenientes a operar.

A meta é conhecer e trocar experiências de forma a criar, melhorar e/ou consolidar a oferta, tornando a região mais competitiva e rompendo os ciclos de sazonalidade.

Este evento, a par do Festival de Caminhadas desenvolvido anualmente pelo Município de Alcoutim, e produtos como a Rede de Percursos Pedestres e a Grande Rota do Guadiana, desenvolvidas pela Odiana, «vem demonstrar a importância crescente do Turismo de Natureza no Baixo Guadiana, aliando as potencialidades naturais ao património cultural, histórico, ao desporto e ao bem-estar, bem como a todas as atividades empresariais que exploram o turismo sustentável e as experiências que o visitante pode ter neste outro Algarve», salienta a associação.

Para inscrições no Fórum, deve contactar-se a Odiana, através do email [email protected] ou 281 531 171 ou o Município de Alcoutim, pelo email [email protected] ou pelo telefone 281 540 500.

O Fórum surge no âmbito do projeto Promoturis – Plano de Promoção Turística e Cultural, uma iniciativa Odiana, apresentado ao Aviso de Abertura ALG-14-2016-10 – Promoção Turística e Realização de Eventos Culturais, prioridade de investimento 6.3, financiado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020.

 

Clique aqui para conhecer o programa do fórum

 

Comentários

pub