Afonso Dias apresenta o seu “Largo do Mercado” em Loulé

Livro é composto por poemas escritos em 2017 e 2018

O livro “Largo do Mercado”, de Anfonso Dias, vai ser apresentado na próxima terça-feira, 20 de Novembro, às 18h30, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé.

Afonso Dias é cantor, compositor e letrista de canções, poeta, ator e encenador de teatro, “dizedor” de poesia. “Largo do Mercado” é o seu novo livro de poesia que reúne poemas de 2017 e 2018 e será apresentado por Patrícia Jesus Palma.

Afonso Dias «militou contra a ditadura, e cantou nos anos 60 e 70 em inúmeras sessões a solo ou aolado de Zeca Afonso, Francisco Fanhais, Samuel, Pedro Lobo Antunes, Pedro Barroso e muitos outros», lembra a Câmara de Loulé.

Conjuntamente com Fausto, José Mário Branco e Tino Flores, foi, em 1974, um dos fundadores do GAC – Grupo de Ação Cultural no qual participou na produção e gravação de 3 LP’s e 8 EP’s, e em centenas de espetáculos entre b1974 e 1978. Em 1979 gravou o seu primeiro álbum a solo – O que vale a pena – com músicas suas e poemas seus e de Hélia Correia e José Fanha.

Foi ainda deputado à Assembleia Constituinte em 1975/76 e é um dos signatários da Constituição da República que votou favoravelmente a 2 de Abril de 1976; em 14 de Abril de 2016 foi-lhe conferido o título de Deputado Honorário pela Assembleia da República.

Há cerca de 50 anos que canta e diz poesia, no país e pela Europa – Alemanha, Holanda e França. É membro do Conselho Consultivo da AJA – Associação José Afonso.

A entrada para a apresentação da obra é livre.

Comentários

pub
pub