Volta ao Algarve de 2019 começa em Portimão

Volta ao Algarve foi reconhecida como a melhor corrida por etapas do circuito Europe Tour em 2018

Foto: Nelson Inácio | Sul Informação

A próxima edição da Volta ao Algarve decorre de 20 a 24 de Fevereiro de 2019, com começo em Portimão, acaba de anunciar a Federação Portuguesa de Ciclismo. 

Esta é uma «grande novidade», no ano em que Portimão será Cidade Europeia do Desporto, pois desde 2012 que a Algarvia não passava em Portimão. Bradley Wiggins foi, então, o vencedor da etapa.

O percurso de 2019 «está ainda a ser desenhado, sendo certo que manterá as mesmas caraterísticas dos últimos anos, oferecendo duas etapas com previsível chegada ao sprint, um contrarrelógio individual e duas chegadas em alto», adianta a Federação.

Entretanto, a Volta ao Algarve foi reconhecida como a melhor corrida por etapas do circuito Europe Tour em 2018, indicam os dados da plataforma de estatísticas de referência no ciclismo internacional ProCyclingStats.com.

A corrida portuguesa de classe 2.HC foi a prova por etapas em todo o Mundo com maior qualidade de corredores presentes na época de 2018, sendo apenas superada por alguns eventos do circuito WorldTour, a Liga dos Campeões do Ciclismo.

Os dados estatísticos foram compilados pelo ProCyclingStats e podem ser confirmados aqui.

«O sucesso desportivo da Volta ao Algarve deve-se ao interesse das melhores equipas internacionais, às quais a organização agradece por, anualmente, dotarem a corrida portuguesa de algumas das maiores estrelas do pelotão internacional», diz a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Em 2018, a corrida contou com 13 das 18 equipas do WorldTour e com 19 corredores do top 100 mundial, entre os quais Geraint Thomas, que, meses depois, viria a ganhar a Volta a França.

A Volta ao Algarve é um dos eventos desportivos portugueses com maior impacto mediático. Em 2018 a corrida teve transmissão televisiva em direto para 120 países. Além disso, mereceu um total de 1944 notícias, das quais 1375 publicadas em Portugal. O retorno só em Portugal (Advertising Value Equivalent), segundo dados da Cision, foi de 7,6 milhões de euros.

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