Vinhos do Algarve mostraram-se no Campo Pequeno

Comissão Vitivinícola participou no Mercado de Vinhos

Os vinhos do Algarve deram-se a conhecer, em Lisboa, no Campo Pequeno, entre 19 e 21 de Outubro, durante a 7ª edição do Mercado de Vinhos, onde vários produtores da região marcaram presença.

Segundo a Comissão Vitivinícola do Algarve, o Campo Pequeno «já vem sendo um local de referência para a apresentação dos Vinhos do Algarve» onde, depois de há dois anos, ter sido a região convidada em destaque, a CVA voltou a marcar presença «com um espaço próprio e uma localização privilegiada».

Este espaço é depois cedido aos produtores interessados em promover os seus vinhos, «num evento vínico de grande destaque em Lisboa e igualmente a nível internacional».

O número de expositores total ronda os 160, «e a afluência durante os três dias do evento é enorme», realça a CVA.

Na sua abertura, à sexta-feira, «é já notória a concentração de pessoas» e «essa sensação ultrapassa quase o limite do razoável no fim-de-semana, com filas à entrada na bilheteira».

Por isso a CVA considera «importante a presença dos Vinhos do Algarve neste certame, que ainda por cima tem o mote de “Pequenos Produtores, Grandes Descobertas” que é, de forma geral, o que sucede no Algarve, sendo também por isso que a organização acarinha a presença da
região do Algarve».

Esta 7ª edição do evento teve o Dão em destaque e teve como principal novidade as “Conversas e um copo de Vinho”, no qual vários convidados subiam ao palco do pequeno auditório no centro da arena, para «conversar sobre vinho, as suas experiências e vivências».

Um desses oradores foi o produtor Luís Chaves, do Barranco do Vale, que foi falar do seu projeto no Algarve e da casta Negra Mole, com o qual faz um dos seus vinhos – um rosé – «que teve bastante sucesso no seu stand pela diferença e pela experiência que é provar um vinho com uma casta única no mundo», diz a CVA.

Este fator de diferenciação é, segundo a Comissão Vitivinícola do Algarve, «importante porque o evento tem imensos turistas, visitantes e imprensa estrangeira e todos são unânimes em confessar que o que lhes interessa é conhecer vinhos exclusivos, com particularidades únicas do seu terroir assim como histórias e vivências associadas aos vinhos, produtores ou às suas propriedades e vinhas».

Pelo stand do Algarve, passaram os produtores dos Vinhos Malaca, da Herdade dos Pimentéis, da Herdade do Barranco do Vale e também representantes da Casa Santos Lima cujo projeto, segundo Soraia Inês, «está a correr bem no Algarve, com tendência para crescer, sendo que a certificação Algarve e o nome em si nos rótulos é um fator de atratividade, sobretudo no Reino Unido».

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