Vila do Bispo e Albufeira vencem prémio “Melhores Municípios para Viver”

Vila do Bispo venceu na categoria Economia, Albufeira foi distinguido na área social

Os concelhos de Vila do Bispo e de Albufeira foram os vencedores do concurso “Melhores Municípios para Viver”, nas categorias Economia e Social, respetivamente. Os prémios desta iniciativa do INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental da Universidade Nova de Lisboa foram entregues esta terça-feira, no Auditório do Madan Parque, em Almada.

Vila do Bispo foi distinguida pelo projeto “AEC Conhecimento do Património Local do Concelho de Vila do Bispo”, enquanto Albufeira venceu devido ao «Autarquia + Segura – Programa de Desfibrilhação Automática Externa (PDAE) de Albufeira”. O município de Loulé também irá receber um prémio, mas de participação, pela iniciativa “Uma expressão, Mil palavras”.

Os prémios «Os melhores Municípios para Viver» distinguem iniciativas municipais nas áreas do Ambiente, Economia e Social, tendo como indicadores a saúde, urbanismo e habitação, ambiente, acessibilidade e transportes, turismo, economia e emprego, ensino e formação, identidade cultura e lazer, diversidade tolerância e segurança, e felicidade.

Vila do Bispo, que partilhou o prémio na sua categoria com Viana do Castelo, foi galardoado devido ao projeto educativo “AEC – Conhecimento do Património Local do Concelho de Vila do Bispo”, que «assenta na partilha da importância de diversos aspetos da História, do Património Natural e Cultural do município, enriquecendo as crianças com uma serie de conteúdos relativos ao meio onde vivem e estudam, integrando-se, assim, numa estratégia de educação e de sensibilização patrimonial dirigida à comunidade», segundo a Câmara vila-bispense.

«Esta disciplina inédita assumiu, como objetivo essencial, dar a conhecer a História, o Património Local, Natural e Cultural, Material e Imaterial, disponível no território concelhio de Vila do Bispo, contribuindo ativamente para a sua conservação e para a consciencialização, informação e desenvolvimento das crianças, e respetivas famílias, formando-as enquanto futuros e legítimos gestores de uma riquíssima herança coletiva», acrescentou a autarquia.

Já a proposta de Albufeira – que também partilhou o prémio, neste caso com o município de Oeiras -, «consistiu na instalação de 11 desfibrilhadores automáticos na via pública e outros dois em veículos, bem como na formação em Suporte Básico de Vida (SBV) e Desfibrilhação Automática Externa (DAE) de 170 pessoas, entre civis, funcionários municipais e elementos da GNR e dos Bombeiros Voluntários».

«O Programa de Desfibrilhação Automática Externa de natureza comunitária que instalámos no concelho é inovador e pioneiro a nível nacional e internacional, não existindo nenhum sistema que tenha cabines na via pública com abertura remota e com ativação do GSM dos socorristas”, segundo o presidente da Câmara de Albufeira José Carlos Rolo.

Os equipamentos DAE estão em cabines especialmente preparadas para o efeito e sinalizadas, junto a edifícios âncora, como são algumas estruturas municipais, e em locais com grande afluência de pessoas.

Comentários

pub