Urban Sketchers de todo o país encontram-se em Lagos

Encontro vai ter sketchcrawls, visitas comentadas e uma palestra.

O Encontro Nacional dos Urban Sketchers vai realizar-se em Lagos, nos próximos dias 3 e 4 de Novembro. O programa inclui sketchcrawls, visitas comentadas e uma palestra.

Segundo explica a Câmara de Lagos, «os Urban Sketchers Portugal são uma associação sem fins lucrativos, formada no modelo da Associação Internacional Urban Sketchers. Junta pessoas cuja grande paixão é desenhar e que transportam essa paixão para o seu quotidiano e para a sua vida».

«Fazemos regularmente desenhos daquilo que observamos, promovemos e participamos em encontros e mostramos os nossos desenhos num blog, a que qualquer pessoa pode ter acesso, tanto para ver como para publicar. Desenhamos geralmente num caderno – o diário gráfico – e, através desta prática, tornamo-nos mais observadores, evoluímos nas nossas capacidades e registamos as nossas memórias», explica o blogue da associação.

«Pretendemos que haja cada vez mais pessoas a fazer este tipo de desenho, independentemente da sua formação, do “ter jeito” ou do conseguir que “fique bem”. A prática ajuda a melhorar mas contribui, acima de tudo, para … sermos mais felizes!», acrescenta.

Todos os eventos são gratuitos e abertos a todos os desenhadores, sendo que a realização das atividades ao ar livre, nomeadamente a Arte Xávega, estão dependentes das condições meteorológicas.

Pontos de Encontro mais pormenorizados vão ser indicados nos dias anteriores ao evento no blog e na página de Facebook dos Urban Sketchers Algarve.

 

Programa:

3 de Novembro (sábado)
7h00 – Desenhar a pesca com Arte Xávega na Meia Praia
10h00 – Sketchcrawl no Centro Histórico (Igreja S. Sebastião, Mercado Municipal)
15h00 /18h00 -Workshop “Aprender a Desenhar com o Lado Direito de Cérebro” por Paula Gaspar.
Local: Centro Ciência Viva de Lagos (inscrições limitadas a 25 – enviar email para [email protected])

4 de Novembro (domingo)
10h00 – Sketchcrawl (inclui uma visita comentada) no Jardim da Constituição, Forte Ponta da Bandeira, Castelo dos Governadores/Muralha e Igreja de Santo António.
15h00 – Palestra “Via Algarviana”, por Pedro Cabral (com base no livro de sua autoria).
Local: Biblioteca Municipal de Lagos.
16H00 – Sketchcrawl – Visita comentada ao Núcleo Museológico do Mercado de Escravos.

Comentários

pub