Universidade do Algarve debateu o que une o marketing e o design

Conferência também debateu os frutos que a colaboração entre as duas áreas podem dar, no futuro

Aquilo que une o marketing e o design e os desafios que estas duas áreas vão enfrentar no futuro foram o tema central da 1ª Conferência Internacional sobre Marketing e Design: Interseções e Desafios, que decorreu na Faculdade de Economia (FE), no Campus das Gambelas da Universidade do Algarve, em Faro.

Esta iniciativa permitiu, segundo a UAlg, «identificar e sublinhar a existência de pontos de interseção entre estas duas áreas do saber», que têm «uma expressão significativa quer em termos de performance de investigação, quer em termos de oferta formativa nos diversos ciclos de ensino» na universidade algarvia.

Há mesmo a esperança que a ponte entre as duas áreas dê frutos, no futuro.

«Na Faculdade de Economia estão em andamento duas teses de doutoramento que, embora desenvolvidas na área do Marketing, procuram interseções com o design», segundo Manuela Guerreiro, docente da Faculdade de Economia e membro da comissão organizadora.

O interesse imediato que as revistas científicas associadas ao evento demonstraram, atesta a pertinência da iniciativa e sublinha a necessidade de um maior envolvimento da própria universidade neste tipo de eventos, que contribuem para a sua projeção internacional, colocando-a à frente na identificação e desenvolvimento de temáticas inovadoras nas áreas do Marketing e do Design, que poderão e deverão ser estudadas em contextos turísticos, uma área estratégica para a UAlg», acrescentou.

Durante a conferência, foram aceites 100 abstracts e estão em processo de revisão 28 full papers. A iniciativa contou com cerca de 100 participantes, de 10 nacionalidades distintas – Portugal, Irão, Alemanha, Espanha, Brasil, Suíça, Holanda, Colômbia, Itália, Turquia.

Foram promovidas 12 sessões paralelas, onde se abordaram temáticas como «o branding e design ao nível corporativo de produto, de serviço e de experiências, a cocriação, criatividade e cor em design e marketing, o marketing digital, entre outros, durante as quais foram apresentadas 59 comunicações e 15 pósters científicos.

No âmbito da conferência realizou-se, ainda, uma exibição de trabalhos dos alunos na qual foram expostos 19 projetos desenvolvidos por estudantes do curso de Design de Comunicação da ESEC e por estudantes do curso de Design ministrado na Pars University, universidade iraniana que foi parceira da Faculdade de Economia, da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) e da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) na realização do evento.

Comentários

pub
pub