Silves mostra “Refugiados” nos Paços do Concelho

Exposição fotográfica de Frank Kopperschläger mostra imagens captadas em Berlim

A exposição “Refugiados”, do fotógrafo Frank Kopperschläger, vai estar patente, nos Paços do Concelho de Silves, entre 19 de Outubro e 19 de Novembro.

A mostra foi preparada para assinalar o “Dia Mundial do Refugiado”, que secomemora a 20 de Junho, pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação e agora irá passar pelo concelho silvense.

A exposição, que é dinamizada pelo Setor de Juventude da Câmara de Silves, «procura sensibilizar todos os que a vejam para a situação dramática que vivem todos os que fogem da guerra e de condições desumanas nos seus países de origem».

Ao todo, serão expostas 16 fotografias das ruas de Berlim, onde estavam centenas de refugiados, «abandonados à sua sorte, sem qualquer tipo de apoio do governo».

Segundo conta a Câmara de Silves, «a população alemã começou a apoiar estes refugiados, levando-lhes tendas, resguardos, roupa, comida, medicamentos e outros bens de primeira necessidade. Depois, formou-se um movimento de vários grupos de intelectuais e associações recreativas, que procuraram, através das artes, dar algum “alento” a estas pessoas, enquanto ONG criavam algumas condições para fornecer alimentação a todos os que lá se encontravam».

Num terceiro momento, acrescenta a autarquia, «a população começou a fazer manifestações, bloqueios, concentrações, exigindo das entidades oficiais uma resposta digna para todos aqueles refugiados».

Estas fotografias retratam alguns desses momentos vividos em Berlim.

A entrada é livre.

Comentários

pub