São Brás acolhe XIV Grande Capítulo da Confraria dos Gastrónomos do Algarve

João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás de Alportel, e António Farias, prior da Paróquia de São Brás, vão ser entronizados Confrades de Honra

Foto de arquivo

O XIV Grande Capítulo da Confraria dos Gastrónomos do Algarve realiza-se este sábado, 6 de Outubro, em São Brás de Alportel. 

Esta iniciativa, apoiada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, vai juntar cerca de 25 Confrarias espanholas e portuguesas, contando com a presença de representantes da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, da Federação das Confrarias Enogastronómicas Espanholas e do presidente do Conselho Europeu de Confrarias – CEUCO Carlos Martin Cosme.

O programa tem início às 09h00, junto ao Mercado Municipal, de onde parte, às 10h00, um desfile de confrarias pelas ruas da vila até à Câmara Municipal, em pleno Centro Histórico, onde vai decorrer a cerimónia de boas vindas, às 10h20, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Já às 11h30 terá lugar a bênção das insígnias na Igreja Matriz. Este é um momento que contará com acompanhamento musical pela fadista Raquel Peters. Após a bênção das insígnias, segue-se a cerimónia de entronização de novos Confrades de Honra, Mérito e Efetivos.

Nesta cerimónia, João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás de Alportel, e António Farias, prior da Paróquia de São Brás, vão ser entronizados Confrades de Honra.

A Confraria de Gastrónomos do Algarve «tem como objetivo promover a investigação do património gastronómico nos seus múltiplos aspetos, o receituário, a arte e a técnica dos produtos regionais, bem como defender e divulgar a autenticidade da gastronomia regional sem repressão da sua evolução natural», diz a Câmara de São Brás.

Comentários

pub