Portimonense vence Nacional e consegue primeiro triunfo fora

Equipa algarvia ainda teve um golo anulado, mas alcançou vitória justa frente a um adversário direto na luta pela manutenção

Foto de arquivo

O Portimonense venceu o Nacional por 0-1, em jogo da 8ª jornada da I Liga, disputado esta sexta-feira, 26 de Outubro, na Madeira. A equipa algarvia foi superior e ganhou, pela primeira vez, no Estádio da Choupana.

A turma de Portimão foi a jogo sem Nakajima, uma surpresa no 11 inicial de António Folha. Coincidência ou não, sem um dos principais desequilibradores, o Portimonense começou o jogo de forma tímida. O primeiro sinal de perigo foi do Nacional, aos 16 minutos.

Bryan Rochez recebeu a bola à entrada da área e fez um remate à meia volta que obrigou Leo a uma defesa apertada. Os insulares, apesar de sem muito perigo, dominaram os primeiros minutos do encontro e até marcaram, aos 21′, mas o lance foi anulado.

Rochez, um dos melhores jogadores deste Nacional, após alguns ressaltos, recebeu a bola de um colega de equipa, rematou para o fundo das redes, só que em fora de jogo, infração que o árbitro auxiliar prontamente assinalou.

A partir do meio da primeira parte, o Portimonense melhorou e começou a chegar com mais perigo à baliza de Daniel Guimarães. Jackson, capitão dos algarvios, deu o mote com um grande remate de pé esquerdo, à entrada da área, que passou um pouco por cima da barra (22′).

Não marcou o Cha Cha Cha, marcou Ewerton, aos 27′, com muito mérito de Manafá no lance. Foi o defesa esquerdo que pegou na bola, galgou metros, e, à entrada da área, desmarcou Ewerton. O brasileiro, no frente a frente com o guarda-redes do Nacional, só teve de rematar para o 0-1.

O golo fez bem ao Portimonense que ganhou confiança e passou a mandar no jogo até ao final do primeiro tempo, anulando o ascendente inicial do Nacional.

Na segunda parte, a equipa algarvia entrou a todo o gás. Tudo parecia (quase) decidido quando Jackson fez o 0-2, de cabeça, após um livre batido por Tabata. Só que o árbitro, consultando o VAR, anulou o tento do colombiano que, sendo assim, ainda não se estreou a marcar pelo Portimonense.

O jogo ficou mais partido no segundo tempo, o Nacional subiu as linhas, mas foi Jackson que teve uma boa oportunidade para marcar, aos 58. Paulinho fez um grande passar a isolar o avançado que, de pé esquerdo, rematou para defesa de Daniel Guimarães.

A equipa insular nunca causou muito perigo ao Portimonense e a verdade é que os algarvios podiam ter dilatado a vantagem. Aos 71′, Jackson (ele bem tentou…) cabeceou, de costas para a baliza, com a bola a passar perto do poste.

Passados quatro minutos, foi Paulinho a ter uma oportunidade soberana para o 0-2. Tabata, após uma corrida desenfreada, passou para o colega, mas Paulinho, descaído para a direita, rematou ao poste.

A equipa de António Folha conseguiu segurar o resultado e somou a segunda vitória consecutiva da I Liga. O Portimonense soma, agora, 10 pontos e ocupa, à condição, o 10º lugar.

Comentários

pub