Ourique combate insucesso escolar com iniciativas dedicadas aos pais

O ciclo temático “Estratégias Parentais para a Promoção do Sucesso Escolar”, começa na quarta-feira

A Câmara de Ourique está a desenvolver o projeto “À Descoberta do Saber – Planos e Projetos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar”, que «pretende mobilizar a comunidade educativa para a melhoria efetiva das aprendizagens e dos resultados escolares dos alunos, apostando na prevenção e redução do insucesso escolar no ensino básico» e inclui iniciativas dedicadas aos encarregados de educação.

O ciclo temático “Estratégias Parentais para a Promoção do Sucesso Escolar”, «que alia atividades de animação e atividades de capacitação», começa já na quarta-feira, com o lançamento da campanha de sensibilização “Juntos construímos a escola”, através da distribuição por todo o concelho de outdoors e cartazes.

A 10 de Outubro, às 18h00, será inaugurada na Biblioteca Municipal de Ourique a exposição fotográfica “Um retrato pelo sucesso escolar”. Às 18h30, o mesmo espaço cultural acolhe a sessão temática “Indisciplina – Porque me comporto assim?”, conduzida por Renato Paiva.

Nos dias 17 e 24, às 18h00, há novas iniciativas dirigidas aos pais na Biblioteca Municipal, subordinadas aos temas “Uso excessivo das novas tecnologias e internet- Estratégias para pais” e “Como educar crianças responsáveis e positivas”, respetivamente. No primeiro caso, a sessão será dinamizada por João Faria e, no segundo, por Cristina Valente.

Este ciclo vai ao encontro daquele que, segundo a Câmara de Ourique, tem sido o seu «compromisso com a educação». Além de ter garantido os livros de fichas a todos os alunos do ensino básico, a autarquia salienta a «relação estreita com a comunidade educativa, sempre na procura de soluções para os bloqueios, na valorização do trabalho realizado pelas comunidades escolares e na geração de uma oferta educativa apelativa para as crianças e os jovens de Ourique».

A iniciativa “Estratégias Parentais para a Promoção do Sucesso Escolar” é dinamizada pela Câmara de Ourique em parceria com o Agrupamento de Escolas de Ourique e com o cofinanciamento do Fundo Social Europeu/ Alentejo 2020.

Comentários

pub