“Os Verdes” falam de animais com fome e sede após incêndio de Monchique

Partido ecologista quer saber o que fará o Governo para minimizar a situação

“Os Verdes” dizem ter ouvido «vários relatos» sobre a existência de «muitos animais» com sede e fome após o incêndio de Monchique, tendo já perguntado ao Governo se está a par da situação. 

O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta ao Governo, através do Ministério do Ambiente, sobre a existência de «muitos animais com sintomas de sede e fome», após o incêndio que afetou os concelhos de Monchique. Silves, Portimão e Odemira.

Segundo aquele partido, há «vários relatos» sobre «muitos animais, como raposas, veados e outros, incluindo um lince» que têm surgido «junto de propriedades na serra de Monchique com sintomas de sede e fome».

Quanto aos linces, o Governo já anunciou um investimento de 500 mil euros para regressem a casa (ao Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico, em Silves) até Novembro.

«Face à área ardida na sequência desse incêndio, este cenário era expectável e mais que previsível, mas, segundo os habitantes, nada foi feito para proteger estes animais após a destruição do seu ecossistema natural», dizem os Verdes.

O partido ecologista quer saber se foi elaborado algum plano, através do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, ou outro qualquer organismo, para a manutenção e reposição dos ecossistemas afetados pelos incêndios», bem como se «ainda não foram tomadas medidas» para minimizar a questão dos animais com fome e sede.

Comentários

pub