Mulheres de Castro Marim e VRSA chamadas para rastreio gratuito do cancro da mama

Todas as mulheres dos 50 aos 69 anos inscritas nos Centros de Saúde de Castro Marim e Vila Real de Santo António vão receber carta da ARS Algarve

A Administração Regional de Saúde do Algarve, através do Núcleo de Rastreios, está a promover, entre os meses de Outubro e Dezembro, um Rastreio do Cancro da Mama, nos concelhos de Castro Marim e Vila Real de Santo António. Este rastreio faz parte do Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve.

Todas as mulheres dos 50 aos 69 anos, inscritas nos Centros de Saúde de Castro Marim e Vila Real de Santo António, vão receber uma carta do Núcleo de Rastreios da ARS Algarve com a marcação/convite para realizarem gratuitamente uma mamografia digital na Unidade Móvel que se encontra instalada junto ao Centro de Saúde de Vila Real de Sto. António, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h30, nos dias úteis.

A ARS Algarve destaca que «o rastreio é efetuado na Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama a 3D, com Tomossíntese e diagnóstico assistido por computador (CAD), sendo o Algarve a primeira região do País a realizar o rastreio com esta tecnologia de última geração».

Segundo a entidade, este método «permite aumentar significativamente a taxa de deteção de cancros da mama, reduzir os falsos positivos e o número de mulheres chamadas à consulta de aferição, reduzir a dose de radiação aplicada em cada exame e reduzir os custos do programa».

O Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve, promovido em parceria com a Associação Oncológica do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, começou em Setembro de 2005 e é realizado através de uma unidade móvel que percorre todos os concelhos do Algarve.

Esta é já a sétima volta da unidade móvel, sendo a convocatória, referenciação, gestão e monitorização do programa efetuadas pelo Núcleo de Rastreios da ARS Algarve.

Em caso de dúvida, ou se ainda não recebeu a carta a convidá-la para a realização do exame, pode contactar o Núcleo de Rastreio da ARS Algarve através da linha de atendimento 289889912 (dias úteis das 10h00 às 17h00) ou do e-mail: [email protected].

Comentários

pub