Montemor-o-Novo promove Noite das Criaturas das Trevas…e não tem nada a ver com bruxas

Participantes vão percorrer a ecopista para descobrir as injustamente mal afamadas criaturas das trevas

A Noite das Criaturas da Trevas vai decorrer na Ecopista do Montado, em Montemor-o-Novo, no dia 31 de Outubro, a partir das 20h00.

Tendo como ponto de encontro a entrada da Ecopista, o desafio que se faz é pedir aos participantes que apareçam mascarados e venham percorrer a Ecopista (à noite) para observação das ”criaturas das trevas” (anfíbios, morcegos, rapinas noturnas, borboletas noturnas, aracnídeos, etc.).

A organização pretende, assim, com a ajuda e participação de especialistas da Universidade de Évora, aproveitar a Noite das Bruxas para, de forma científica, apresentar à população os animais noturnos que são popularmente associados a esta festa e que, por serem alvo de mitos, superstições e crenças, são relacionados com o sobrenatural.

«Estas crenças e mitos têm sido responsáveis por afastar a população destes animais e levar a comportamentos de perseguição que têm contribuído para os estados desfavoráveis de conservação em que muitas destas espécies se encontram», explicam os organizadores.

Para afastar esses medos, o convite é para que os participantes levem a família e os amigos e se juntem a uma noite repleta de animais e muita diversão.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e devem ser efetuadas para o email [email protected] (limitado à participação de 25 pessoas).

Esta é uma organização no âmbito do projeto LIFE LINES (LIFE14/NAT/PT/001081), em que são parceiros, entre outros, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a Universidade de Évora.

Comentários

pub