Louletano João Palma vence Copa Mundial de Acordeão na Lituânia

Hernâni Cerqueira e Pedro Gonçalves, também algarvios, ficaram na sexta posição nas suas categorias

O acordeonista louletano João Palma venceu a 71º Copa Mundial de Acordeão, na categoria Júnior Virtuoso, que se realizou entre 24 e 30 de Setembro em Kaunas, na Lituânia.

Este concurso, que é o mais antigo ligado ao acordeão, contou com mais de 100 participantes de mais de 20 nacionalidades e um painel de 52 jurados.

Depois de ter vencido, há duas semanas, o 43º Grande Prémio de Castelfidardo, em Itália, na categoria Júnior Varieté, João Palma tornou-se o primeiro português a vencer a Copa Mundial nesta categoria.

No passado, João Frade e João Barradas já tinham vencido a Copa Mundial, mas nas categorias Sénior Virtuoso e Júnior Concerto, respetivamente.

Além de João Palma, participaram mais dois algarvios nesta competição. Hernâni Cerqueira, de Tunes, obteve o 6º lugar na categoria Sénior Virtuoso e Pedro Gonçalves, de Olhão, também obteve o 6º lugar, mas na categoria Júnior Virtuoso.

A 71ª Copa Mundial de Acordeão é organizada pela CIA (Confederação Internacional de Acordeão: membro do Conselho International de Música e entidade parceira oficial da Unesco).

Os três jovens algarvios que participaram na copa estudam com o professor Nelson Conceição e contaram com o apoio do Município de Loulé, Associação Grupo dos Amigos de Loulé, Direcção Regional de Cultura do Algarve, Acordeões Beltuna, Freguesia de São Clemente, União de Freguesias de Moncarapacho-Fuseta e da Associação de Acordeonistas do Algarve Mito Algarve, que é a entidade que integra a estrutura da CIA que faz a seleção dos candidatos portugueses.

A prestação de João Palma pode ser vista aqui.

Comentários

pub