Loulé vai ser palco do Troféu Mundial de Acordeão em 2019

Evento vai contar com a presença de 52 delegações internacionais

Loulé vai ser palco do 69º Troféu Mundial de Acordeão entre 3 e 9 de Novembro do próximo ano. A candidatura que, segundo a Câmara de Loulé, teve o «o impulso de Gonçalo Pescada (delegado e membro do júri da Confederação Mundial de Acordeão) e de Francisco Saboia (organizador das Galas Internacionais de Acordeão)», foi escolhida pela Confederação Mundial de Acordeão, após decisão do comité executivo.

A candidatura louletana superou outras de vários países como a China (Harbin), Índia e Sérvia. Segundo Frédéric Deschamps, presidente da CMA, «Portugal e o Algarve em particular apresentam excelentes condições para acolher grandes eventos, ainda para mais um evento ligado ao acordeão, instrumento com fortes tradições na região algarvia».

«A proximidade do Aeroporto Internacional de Faro, a excelente qualidade acústica do Cine-Teatro Louletano e o forte interesse e preocupação de Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, em promover a Cultura e a Educação no concelho de Loulé foram fatores determinantes para o sucesso da candidatura», adianta a autarquia louletana.

Segundo Vítor Aleixo, «Loulé tem apostado fortemente na educação musical, como demonstra a abertura do primeiro Conservatório de Música Pública a Sul do Tejo este ano, assim como a aposta nos Cursos de Música Livre ministrados pela Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva e apoiados pela Câmara Municipal».

O autarca realça que Loulé conta, neste ano letivo de 2018/2019, «com cerca de 500 alunos de música divididos pelas duas ofertas. Por isso, apostar neste evento é para nós reforçar este caminho de colocar a Cultura e a Educação na base da nossa estratégia municipal».

O evento contará com a presença de 52 delegações internacionais e vários candidatos a concurso nas diferentes categorias de solista (música clássica e ligeira), música de câmara e orquestra.

O Troféu Mundial de Acordeão é o concurso de maior prestígio a nível internacional, fundado em 1951 pela Confederação Mundial de Acordeão. Em Portugal, a competição teve lugar em 1974 e 1985 (Caldas da Rainha), 1993 (Setúbal), 1996 (Faro), 2000 (Alcobaça), 2009 (Albufeira) e 2016 (Portimão).

Comentários

pub