Loulé evoca Fernando Namora no centenário do nascimento do escritor

Vida e obra do escritor português vai ser relembrada

Uma sessão evocativa dos 100 anos do nascimento do escritor Fernando Namora decorre a 16 de Outubro, às 21h00, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé. 

A apresentação da iniciativa “Regresso a Fernando Namora – Evocação do Centenário de Nascimento do Autor” vai estar a cargo de José Manuel Mendes,  presidente da Associação Portuguesa de Escritores.

«Esta sessão, evocativa dos 100 anos de nascimento de Fernando Namora, pretende dar o devido destaque à sua obra, considerada património nacional, e criar condições para uma releitura da mesma, apresentando aspetos inéditos ou menos conhecidos do seu percurso biográfico ou da sua atividade intelectual», diz a Câmara de Loulé.

Fernando Namora nasceu em Condeixa-a-Nova, a 15 de Abril de 1919, e faleceu em Lisboa, a 31 de Janeiro de 1989. Foi médico e escritor português, autor de uma extensa obra, das mais divulgadas e traduzidas nos anos 70 e 80.

Licenciado em Medicina (1942) pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, pertenceu à geração de 40, grupo literário que reuniu personalidades marcantes como Carlos de Oliveira, Mário Dionísio, Joaquim Namorado ou João José Cochofel.

Com uma extensa produção literária, reuniu géneros tão diversos como o romance ou a poesia, a novela ou a biografia, com destaque para as narrativas dos cadernos de um escritor, tendo alguns dos seus livros sido adaptados ao cinema e traduzidos em diversas línguas.

José Manuel Mendes, escritor português, nasceu em Setembro de 1948, em Luanda. Escritor, professor universitário (na reforma) e membro do Conselho de Curadores da Fundação Universidade do Minho, preside ainda à Associação Portuguesa de Escritores e integra órgãos de direção ou representação cultural em diversas instituições.

Foi docente no ensino secundário, deputado à Assembleia da República, presidente do Conselho de Opinião da RDP, Rádio Difusão Portuguesa, membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social, colaborador de jornais e revistas, no país e no estrangeiro, bem como da RTPN, a diversos títulos.

Autor de vasta obra, total ou parcialmente traduzida em francês, inglês, búlgaro, checo, espanhol, russo e alemão. É Grande Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique, condecoração outorgada pelo Presidente Jorge Sampaio (Palácio de Belém, 5 de Março de 2006), e Grande Oficial da Ordem do Mérito, atribuída pelo Presidente Mário Soares por ocasião do 10 de Junho de 1995. O ministro Pedro Roseta, em Julho de 2004, distinguiu-o com a Medalha de Mérito Cultural.

Nesta sessão, José Manuel Mendes abordará toda a vasta obra de Fernando Namora com especial destaque para “Domingo à tarde”. A iniciativa será complementada com excertos do filme, homónimo, realizado por António Macedo.

Esta iniciativa é de entrada livre.

Comentários

pub