Lagos aprova orçamento de 58,6 milhões para 2019

Lagos vai ter um orçamento de 58,6 milhões de euros, que já foi aprovado, colocando a «habitação como grande prioridade».  […]

Foto: Fabiana Saboya | Sul Informação

Lagos vai ter um orçamento de 58,6 milhões de euros, que já foi aprovado, colocando a «habitação como grande prioridade». 

«Um documento com muita ambição e que transmite o desígnio de fazer Lagos um Município mais solidário, seguro, saudável, ordenado, acessível, limpo, sustentável e próximo das pessoas».

Esta é a opinião de Maria Joaquina Matos, presidente da Câmara de Lagos, considerando que este é um orçamento «através do qual se pretende concretizar muitos bons projetos que estiveram na gaveta durante os anos da crise».

O arranjo da Estrada da Meia Praia e a construção da Escola da Luz foram dois dos exemplos apontados por Joaquina Matos.

«Não descurando o investimento na educação, na cultura, no desporto e na ação social e nas demais áreas da esfera de competência municipal, o Município de Lagos coloca a habitação como grande prioridade para 2019 e anos seguintes. A renovação das infraestruturas, designadamente das condutas de água e dos coletores de saneamento com mais de 40 anos de existência, é outra das vertentes em que serão aplicadas as verbas municipais».

A continuidade de projetos financiados no âmbito do CRESC Algarve 2020, como sejam a obra de renovação e ampliação do Museu Municipal Dr. José Formosinho e a segunda fase da Valorização da Ponta da Piedade, «têm igualmente um lugar de destaque neste instrumento de planeamento da atividade municipal».

Com este orçamento, o Município de Lagos quer «estruturar a sua atividade em torno de quatro eixos estratégicos, que se desmultiplicam em doze grandes objetivos. Em cada um deles aparecem identificadas diversas ações âncora».

Assim, no eixo “Lagos mais solidária, segura e saudável” as atenções centram-se na procura de soluções para aumentar a oferta habitacional do Município, na renovação e ampliação do parque escolar (com destaque para a construção da nova Escola EB1 + JI da Luz), na modernização tecnológica dos estabelecimentos de ensino do concelho, na criação do Gabinete de Apoio ao Aluno e Família (um serviço de intervenção de primeira linha que irá procurar prevenir e despistar situações de risco, contribuir para o sucesso escolar dos alunos, estabelecer estratégias de intervenção e a inclusão dos alunos e das famílias na comunidade) e na continuidade do processo de criação da Polícia Municipal.

O aumento da frota municipal de recolha de resíduos sólidos urbanos e reforço de equipas, a aposta na sensibilização da população, a reabilitação das estradas da Meia Praia e da Luz, melhorando os acessos a locais emblemáticos do concelho, onde se inclui a Ponta da Piedade, cuja valorização avançará para uma segunda fase, são algumas das ações que contribuirão para tornar “Lagos mais ordenada, acessível e limpa”.

Para construir um “Lagos mais sustentável”, a Câmara prevê lançar estratégias que passam pela requalificação do património cultural e natural, nomeadamente da Igreja de São Sebastião (Monumento Nacional), a conclusão das obras de requalificação do Museu Municipal e a sua ampliação, ou ainda a requalificação da Casa do Guarda na Mata de Barão de São João e a implementação do Museu Rural.

Em paralelo, «serão adotadas estratégias promotoras de desenvolvimento económico ambientalmente responsável, como sejam a disponibilização de carregadores para automóveis elétricos, a implementação do Plano Municipal de Alterações Climáticas e a elaboração do Plano de Segurança de Água».

No plano cultural, as Grandes Opções de Plano apontam para uma oferta eclética e de qualidade, que dará continuidade a programas já organizados com sucesso e apresentará ações novas, destacando-se, entre outras, a preparação de um programa ambicioso a integrar nas Comemorações Nacionais do 100º aniversário do nascimento da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen que terão lugar nas cidades de Lisboa, Porto e Lagos.

Já o Orçamento Participativo é um dos projetos que terá continuidade e dará expressão ao eixo “Lagos mais próximo das pessoas”.

O documento, contendo as Grandes Opções do Plano, o Orçamento, o Plano Plurianual de Investimentos, o Plano Anual de Formação e o Mapa de Pessoal para o ano económico de 2019, após aprovação por maioria na Câmara, segue agora para apreciação da Assembleia Municipal.

Comentários

pub