Lagos aderiu à Associação Internacional das Cidades Educadoras

São já 70 os municípios portugueses a pertencer a esta rede internacional

O município de Lagos passou a fazer parte da Associação Internacional das Cidades Educadoras e da Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras.

Lagos passa, assim, a assumir-se como um município educador, o que «implica uma visão e ações coerentes, a nível dos espaços e dos serviços autárquicos», segundo a Câmara lacobrigense.

«Esta visão pressupõe uma intervenção convergente, a nível dos equipamentos sociais e culturais, e em alguns domínios como as acessibilidades, ambiente, património cultural construído, condições de base para o desenvolvimento económico, entre outros», acrescentou a autarquia.

A Câmara de Lagos é nova nas redes internacional e nacional de cidades educadoras, mas já fez algum trabalho de casa, tendo em conta que «duas das principais atividades organizadas pelo município», o projeto “Saúde em Movimento” e a iniciativa “Viv´O Mercado” «já integram alguns dos princípios da Carta das Cidades Educadoras».

O Movimento Cidades Educadoras foi iniciado no ano de 1990, conta com mais de 300 municípios distribuídos por mais de 30 países dos cinco continentes, e tem como principais objetivos sensibilizar para o desenvolvimento de políticas concertadas nos diversos níveis de atuação do poder local. Em Portugal, conta já com 70 municípios associados, sendo agora Lagos um deles.

Comentários

pub