Lagoa coroou João Ruivo e Sara Rafael como campeões nacionais de canoagem de mar

Os atletas «tiveram oportunidade de sentir a força do mar e vento e aproveitar a ondulação de sueste que os levou até ao rio Arade a uma excelente velocidade»

A última etapa do Nacional de Canoagem de Mar disputou-se, em Lagoa, no passado sábado, 20 de Outubro, com João Ruivo, do Naval de Sesimbra, a sagrar-se campeão de seniores masculinos, e Sara Rafael, do Náutico do Litoral Alentejano, a vencer a categoria sénior feminina.

Os dois atletas já eram virtuais campeões nacionais à chegada a Lagoa e, segundo o Kayak Clube Castores do Arade, «confirmaram o excelente momento de forma, averbando mais uma vitória esta época».

Nos juniores, o destaque vai para Bernardo Pereira, do Naval de Calheta da Madeira. O canoísta, recentemente medalhado no Europeu da especialidade, venceu a sua classe, mas terminou no 8º lugar absoluto individual. Na categoria de juniores femininos, Mariana Cabecinha, do Costa do Sol, foi a vencedora.

A dupla constituída por Emanuel Silva, atleta olímpico, e Artur Pereira, do Sporting, venceu a prova em SS-2. Já a nível coletivo, o Cube do Mar Costa do Sol venceu a etapa e revalidou o título. O Náutico de Litoral Alentejano e o Clube de Canoagem de Amora terminaram na segunda e terceira posições, respetivamente.

Segundo explica o Kayak Clube Castores do Arade, «as condições de vento sueste que se fizeram sentir obrigaram a organização do “Praias de Lagoa-Downwind” a inverter o percurso inicial e os atletas partiram da praia da Senhora da Rocha com destino à praia Grande de Ferragudo, onde estava instalada a meta».

Estas condições «dificultaram o normal decorrer da competição». As ondas, a rebentar no areal, «dificultaram a entrada dos atletas na água, provocando alguns danos em embarcações e obrigaram a uma adaptação da largada».

Já durante o percurso, os atletas «tiveram oportunidade de sentir a força do mar e vento e aproveitar a ondulação de sueste, que os levou até ao rio Arade, a uma excelente velocidade, com a média dos primeiros classificados a ficar pouco abaixo dos 14 quilómetros por hora», explica o clube.

 

Lista de atletas que se sagraram campeões nacionais em Lagoa:

SS2 Sénior
– Diogo Patrício/ Nuno Nascimento Silva (CNMilfontes)
SS2 Veterano A – Fernando Encarnação / Vasco Marcos (CFOdemirense)
SS2 Júnior – António Soares / Miguel Oliveira (CFOdemirense)
SS2 Veterano B – Carlos Figueiredo / Pedro André (CCAmora)
SS2 Misto – Diogo Esteves / Inês Esteves (CNLAlentejano)
SS1 Sénior – João Santos (CN Sesimbra)
SS1 Júnior – Bernardo Pereira (CNCalheta )
SS1 Veterano A – Artur Tomaz (CCSetúbal)
SS1 Veterano B – Carlos Cruz (CCSetúbal)
SS1 Veterano C – Délio Coutinho (CNSesimbra)
SS1 Sénior Feminino – Sara Rafael (CNLAlentejano)
SS1 Júnior Feminino – Mafalda Vantacich (CMCostaSol)
OC1 Absoluto – Rui Reis (CNLAlentejano)

Comentários

pub