Jornalistas especialistas em vinho visitaram produtores algarvios

Comissão Vitivinícola do Algarve acompanhou a visita

Foto: Vico Ughetto | CVA

Duas jornalistas, especialistas em vinho, visitaram, de 3 a 5 de Outubro, produtores algarvios, ficando a «conhecer melhor a região e o seu potencial». 

Marie Roginska e Lisete Osório, de França e Portugal, respetivamente, fazem parte da Federação Internacional de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Espirituosos.

Lisete Osório escreve para publicações em Espanha e também é produtora de vinho a partir de uma propriedade familiar no Douro, tendo, por isso, a experiência prática da produção aliada à degustação. Marie Roginska é também «uma pessoa cujos saberes vão além da avaliação organolética, pois é formada em enologia e tem os conhecimentos técnicos associados à vinificação», diz a Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA).

O programa de visitas teve o acompanhamento técnico da CVA, que as encaminhou para os produtores que aderiram ao projeto e receberam nas suas instalações as visitantes, dando a conhecer, além dos seus vinhos, os projetos e a sua história e as motivações para a produção dos néctares algarvios que estiveram à prova nestes dias.

Para Lisete Osório, esta era uma visita há muito desejada. Por isso, quando surgiu a oportunidade nem hesitou, confessando que «conhecia muito pouco sobre os vinhos da região e que vinha cada vez mais a ouvir falar deles, querendo por isso aprofundar o seu conhecimento e informação sobre o Algarve e o seu estado atual de produção».

Também Marie visitou, pela primeira vez, a região. A francesa considerou ser «refrescante poder conhecer e escrever sobre uma região para mim desconhecida. Normalmente as visitas são organizadas para outras regiões mais conhecidas, mas estamos sempre desejosas de novidades e de experimentar e conhecer outros projetos, como sucede aqui no Algarve».

No feriado de 5 de Outubro, as jornalistas terminaram a visita após o almoço e dirigiram-se à VINIPAX em Beja, certame que teve a sua 12ª edição com o lema “Vinhos e Sensações do Sul” e no qual a CVA participou.

A CVA vai, de 19 a 21 de Outubro, estar presente no “Mercado de Vinhos” do Campo Pequeno, em Lisboa, com «vários produtores algarvios que, através do espaço cedido pela CVA ou em stand próprio, irão dar a conhecer ou reforçar a sua presença, no importante mercado de Lisboa».

 

Fotos: Vico Ughetto | CVA

 

Comentários

pub