Gatos de Monchique ganham casa em máquinas de lavar “artísticas”

O projeto “Aqui há Gato” une a promoção do bem-estar animal à arte urbana

Foto: Pablo Sabater|Sul Informação

Em tempos, foram máquinas de lavar e secar roupa. Agora, ganharam nova vida e servem de albergue a gatos de rua de Monchique, ao mesmo tempo que dão cor a três locais desta vila.

O projeto “Aqui há gato” já está a decorrer, em Monchique, e a garantir que os gatos que vivem nas ruas têm um abrigo, não só para os dias e noites mais frios, mas também para os de calor. Também são colocadas mantas dentro dos tambores dos aparelhos, para os tornar mais confortáveis.

Esta iniciativa pioneira da Câmara de Monchique foi idealizada por Ana Silva, médica veterinária municipal. À vertente do bem-estar animal, associou-se outra, mais estética, garantida por um artista de grafiti, que pintou as máquinas.

Os alunos das escolas do concelho também foram envolvidos, até porque este projeto tem, igualmente, uma vertente pedagógica.

Foto: Pablo Sabater|Sul Informação

De resto, três das cinco máquinas-abrigo estão instaladas junto de estabelecimentos de ensino, duas no Bairro de São Roque, onde se situa a Escola Básica do 1º Ciclo nº2 de Monchique, e a outra junto da Escola EB 2,3 do concelho.

As outras duas podem ser encontradas junto ao Miradouro, numa das saídas do Parque de Estacionamento subterrâneo ali existente.

Este é mais um projeto da Câmara monchiquense em prol dos animais. Há cerca de uma semana, a autarquia foi galardoada com o Prémio Inovação da edição de 2018 dos Prémios Veterinária Atual pelo seu projeto Animal Seguro, que estabelece medidas preventivas, regras de atuação e medidas de primeiros socorros para animais de companhia, em caso de incêndio.

Fotos: Pablo Sabater|Sul Informação

Comentários

pub