Feira promove «Patrimónios do Sul» em Beja

«Patrimónios do Sul», uma feira que promove a identidade do território do sul do país ao nível económico, cultural e […]

«Patrimónios do Sul», uma feira que promove a identidade do território do sul do país ao nível económico, cultural e turístico, começa amanhã, dia 4, em Beja, prolongando-se até domingo, 7 de Outubro.

Vinhos do Tejo, da península de Setúbal, do Alentejo, Algarve, e não só, vão estar em destaque na feira, que acolhe a 12ª edição da Vinipax.

Mas haverá também produtos agroalimentares, turismo, biodiversidade, artes e ofícios, caça e pesca, tradição taurina e aves, assim como a gastronomia e a dieta mediterrânica.

Música e concertos (Iris, Calema, David Antunes&MidnightBand, e DJs) não faltam no programa, bem como o cante, naturalmente. O evento terá ainda várias atividades destinadas a crianças.

A feira divide-se em diversas temáticas. A Vinipax decorre no Pavilhão Institucional, tratando-se do maior evento de vinhos do Sul de Portugal, na sua 12ª Edição. Segundo a organização, é «um espaço de reafirmação dos vinhos mais emblemáticos das CVR do Tejo, Península de Setúbal, Alentejo e Algarve, para além de outros, nacionais e estrangeiros, na qualidade de convidados».

Também no Pavilhão Institucional, decorre a iniciativa «Artes do Sul», espaço de partilha de experiências de artesanato, design, turismo, produtos agroalimentares, serviços, conhecimento e ciência, ao mesmo tempo que será um local privilegiado para conversas e negócios, mas, sobretudo, para bons momentos de convívio.

Os participantes estarão também «À Conversa», num espaço de partilha de saberes em torno das questões da biodiversidade, das artes do sul, com exposição.

No Pavilhão dos Sabores, o «Sul à Mesa» apresenta o melhor da gastronomia mediterrânica, com apresentações de cozinha ao vivo. A dieta mediterrânica estará na base da oferta destas experiências.

As sessões práticas de cozinha e as apresentações, que também incluem degustação, serão protagonizadas por diferentes chefes de cozinha.

A «Beja Educa» (Pavilhão Multiusos) é um espaço lúdico e pedagógico destinado ao público infantil e juvenil, que proporciona experiências e aprendizagens em diferentes setores da sociedade regional, ao mesmo tempo que reforça laços afetivos com a comunidade, promovendo atividades para as crianças através de um roteiro dividido em diversas áreas (comunicação e multimédia, ciência e investigação, artesanato, design, tecnologias, saúde, segurança e proteção, agricultura, desporto, entre outras).

Haverá ainda Petiscos (Pavilhão Multiusos), num espaço onde a cozinha regional em forma de petisco se junta à mesa com a animação musical, onde se destaca o cante e a música popular.

Na «Caça e Pesca», (Pavilhão Multiusos) estas atividades ancestrais estarão enquadradas na valorização dos recursos naturais da região e numa atividade turística de nicho muito valorizada.

A «Beja Brava» (Pavilhão do Cante) dedica-se à tradição taurina e inclui demonstrações de toureio a cavalo e a pé, exposições, conversas temáticas, espetáculos, passeio à ganadaria, entre outras que certamente despertarão a curiosidade de aficionados.

Finalmente, a «Avibeja» (Pavilhão da Agro-Pecuária) é uma mostra e concurso de aves que reúne criadores de vários pontos do país, cuja organização está a cargo da Associação Ornitológica do Baixo Alentejo.

E como a música não pode faltar, na Praça do Parque de Feiras e Exposições, haverá concertos e DJ que animam as noites dos Patrimónios do Sul.

Clique aqui para conhecer todo o programa.

 

Comentários

pub