Faro: “Os Artistas” fecham a 27 de Outubro, mas vão andar por aí

Obras obrigam Sociedade Recreativa Artística Farense a andar com a “casa às costas”, mas regresso à sede está assegurado

A sede da Sociedade Recreativa Artística Farense (SRAF), mais conhecida como “Os Artistas”, vai encerrar, a partir do dia 27 de Outubro, devido a obras de reabilitação no edifício. A direção da SRAF diz que os trabalhos vão durar cerca de dois anos mas, até ao regresso deste emblemático espaço, a atividade cultural da sociedade não irá parar.

Tiago Gomes, presidente da direção da SRAF, explicou ao Sul Informação que «vamos encerrar, oficialmente, no próximo sábado. Vamos ter a última festa nesse dia, a partir das 17h00, com animação para os miúdos, DJs, jam sessions… e depois, a festa irá prolongar-se pela noite dentro».

Neste evento, haverá ainda petiscos «para que nada falte a um anoitecer bem passado entre amigos». A entrada é livre e vai fazer-se pela porta nº 10 da Rua do Montepio.

Depois de negociações com os senhorios do edifício, que pertence à Associação de Socorros Mútuos “Protetora dos Artistas” de Faro, a SRAF garantiu que irá regressar à sua sede, quando terminarem as obras. «Temos contrato assinado. O espaço no primeiro andar irá diminuir, mas manteremos o salão, a esplanada» e também a identidade.

A direção atual da SRAF

«A ideia é que se mantenha tudo como está. As teias de aranha, que muita gente considera que fazem parte da identidade do espaço, crescem de novo», graceja Tiago Gomes, que acrescenta que «a boca de palco e o salão vão-se manter sem alterações e a cobertura e o soalho, em madeira, também».

Durante o período em que vão decorrer as obras, a SRAF não deve ter um espaço permanente mas, segundo o dirigente, «a ideia é que façamos eventos uma vez por mês em vários espaços da cidade. Poderão ser atividades desenvolvidas em conjunto com outras associações, com os teatros, por exemplo. Além disso, já tivemos contactos com a Câmara de Faro para que possamos utilizar o espaço da Fábrica da Cerveja, nos mesmos moldes: uma vez por mês, para manter a atividade cultural».

O edifício que irá para obras é a sede da SRAF há mais de um século e parte integrante da sua história, por isso há um importante espólio que terá de sair do local durante os trabalhos. Segundo o presidente da direção, o espólio bibliotecário que inclui «livros de Júlio Verne da década de 80 do século XIX e livros que são primeiras edições de escritores e poetas algarvios» serão guardados pela Biblioteca da Universidade do Algarve, em Gambelas.

Está mesmo em cima da mesa, na primeira quinzena de Fevereiro, a realização de uma exposição sobre Júlio Verne, em que estarão expostos os livros deste autor pertencentes à sociedade.

Comentários

pub