Faro e Loulé acolhem eventos com marca “Verão Azul” em Outubro

Este mês decorrem em Faro e Loulé um laboratório criativo e três residências artísticas

O Verão Azul vai fazer-se sentir em Faro e Loulé, ao longo do mês de Outubro. Apesar de, em 2018, não haver edição deste festival, a casaBranca, associação que promove o evento, não está de braços cruzados e vai promover um laboratório criativo e três residências artísticas, até final deste mês.

Uma das propostas é o “Shock Lab”, que irá decorrer em Faro e Loulé entre os dias 19 e 21 de Outubro e terá dois momentos abertos ao público. No dia 20 de Outubro, os participantes nos laboratórios apresentam os seus projetos na Cerca do Convento do Espírito Santo, em Loulé, e no dia 21 de Outubro participam na instalação-performance-conversa Long-Table, no Teatro das Figuras, em Faro.

Esta iniciativa juntará sete artistas algarvios (Faro, Loulé, Lagos e Tavira), sete artistas de outras cidades do país (Lisboa, Coimbra e Braga) e dois estrangeiros (França e Polónia), selecionados para «quatro dias de reflexão e debate sobre as práticas criativas em contextos de periferia, nas suas diversas vertentes: enquanto conceito geográfico, enquanto prática artística, enquanto valor simbólico, entre outras», segundo a casaBranca.

Nos momentos de interação com o público, os anfitriões serão Mónica Calle (teatro), Gustavo Ciríaco (dança) e Xana (artes visuais), que foram os «agentes mediadores e provocadores deste laboratório».

Paralelamente, o Cine-Teatro Louletano vai acolher, ao longo do mês, três residências artísticas que pretendem «estabelecer relações rizomáticas no território algarvio», com os criadores Raquel André, Gustavo Ciríaco e Cátia Pinheiro.

O público poderá conhecer de perto os artistas e o trabalho que estão a desenvolver em conversas abertas, de entrada gratuita. No dia 11 de Outubro, às 18h30, Raquel André estará no Auditório do Convento do Espírito Santo a falar do projeto “Coleção de Artistas”. Cátia Pinheiro também estará neste local, a 18 de Outubro, e estará, igualmente, em Lagos, na Galeria Lar, no dia 23, sempre às 18h30. A última conversa aberta será com Gustavo Ciríaco, que falará do projeto “Entre Cães e Lobos” no dia 30 de Outubro, no Auditório do Convento do Espírito Santo.

Comentários

pub