Exposição “Eu Posso, Nós Podemos” já está patente em Castro Marim

Mostra sensibiliza para «uma das doenças mais mortais do nosso tempo»: o cancro

A exposição de fotografia “Eu Posso, Nós Podemos”, de Mario Rolla, foi inaugurada esta quarta-feira, 10 de Outubro, na Casa do Sal, em Castro Marim. 

Esta mostra «pretende sensibilizar para uma das doenças mais mortais do nosso tempo: o cancro», explica a Câmara de Castro Marim.

Mario Rolla, natural de Vila Real de Santo António, é professor de Educação Física e fotógrafo amador, tendo lançado também um livro de fotografia, com o mesmo nome da exposição, cujo lucro reverte na sua totalidade a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Os livros estão à venda durante o período da exposição, até ao dia 15 de Novembro.

Na inauguração da exposição esteve Francisco Amaral, presidente da Câmara de Castro Marim, que realçou a importância do diagnóstico precoce do cancro que leva a uma maior possibilidade de cura.

Como exemplo citou o rastreio de cancro de pele, que é realizado de seis em seis meses em Castro Marim, por uma médica dermatologista voluntária. Do mesmo modo, também se vai realizar, em Castro Marim, um rastreio do cancro da mama, pela Unidade Móvel de Saúde da Associação Oncológica do Algarve.

O autarca sublinhou ainda a importância de prevenir o cancro. «Contra os fatores genéticos não podemos fazer nada, mas há outros fatores que só dependem de nós, como o tabagismo, a obesidade, a má alimentação, o sedentarismo, o alcoolismo, o stress. Os programas de combate ao tabagismo e à obesidade que implementámos em Castro Marim são bons exemplos nesta luta», disse.

Esta exposição junta um conjunto de 40 imagens, captadas em quatro anos, todas a preto e branco, em contra luz e em ambiente aquático. A narrativa da exposição estabelece um paralelismo com a doença, tentando acompanhar os vários e diferentes processos da doença.

«Um caminho de luta e de esperança», a exposição encerra com «uma mensagem de vitória». Da mostra faz também parte uma homenagem ao serviço prestado pela Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim, que faz um trabalho de prevenção e, outras vezes, de acompanhamento da doença.

Esta exposição poderá ser visitada todos os dias, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00.

Comentários

pub