Empresas oferecem limpeza de amianto dos escombros do incêndio

Membros da Associação de Empresas Portuguesas de Remoção de Amianto voluntariaram-se para remover telhados de amianto queimados

Várias empresas especializadas vão unir esforços para remover, de forma gratuita, dezenas de telhados em amianto que foram queimados no incêndio de Monchique e se encontram a céu aberto, perto de residências.

Esta ação, que decorrerá amanhã e na sexta-feira, dias 25 e 26 de Outubro, surge no seguimento de um apelo lançado pela plataforma Ajuda Monchique e por outros elementos da sociedade civil «a diferentes empresas especializadas, para que estas removessem o amianto de forma segura e ao menor custo. A Associação de Empresas Portuguesas de Remoção de Amianto (AEPRA) uniu o esforço de várias empresas de modo a remover gratuitamente o amianto de cinco localidades», segundo o grupo de voluntários monchiquenses.

A remoção dos telhados que foram destruídos pelo incêndio e continham este material é de grande importância, tendo em conta que «os fragmentos microscópicos de fibras de amianto são altamente perigosos quando inalados e podem provocar doenças respiratórias».

Estima-se que sejam recolhidas 30 toneladas de resíduos nos dois dias que dura a ação.

Comentários

pub