Compatibilizar caça menor e águia-imperial-ibérica em debate na Feira da Caça de Mértola

Exclusiva da Península Ibérica, a águia-imperial-ibérica é uma das aves de rapina mais ameaçadas da Europa e está entre as mais raras do mundo

Águia-imperial-ibérica , foto de Jesús Giraldo

O colóquio “Compatibilização da gestão cinegética sustentável da caça menor com a Águia-imperial-ibérica” decorre no dia 26 de Outubro, às 10h00, na sala multiusos do pavilhão desportivo, no âmbito da IX Feira da Caça de Mértola, numa iniciativa do projeto Life Imperial, em parceria com a Câmara Municipal de Mértola.

Durante a manhã, Paulo Marques, da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), apresenta a Águia-imperial-ibérica e o Projeto LIFE Imperial, Nuno Pedroso, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, dá a conhecer o estudo de avaliação do impacto dos predadores nas espécies presas, enquanto José Osório Severino, gestor cinegético, e João Madeira, agricultor, testemunham sobre o impacto da Águia-imperial-ibérica na gestão cinegética de caça menor na ZPE do Vale do Guadiana.

O programa da manhã encerra com uma sessão de debate sobre a compatibilização da gestão cinegética sustentável de caça menor com a Águia-imperial-ibérica.

Após a pausa para almoço, terá lugar uma demonstração de cães de deteção de veneno da GNR e uma sessão de observação de aves de rapina, na Achada de S. Sebastião.

A Feira da Caça de Mértola realiza-se de 26 a 28 de Outubro, no pavilhão desportivo municipal e o programa das atividades está disponível no site da Câmara mertolense, a que se pode aceder clicando aqui.

 

Comentários

pub