CHUA assinala Dia Mundial da Saúde Mental com atividades «em toda a região»

CHUA promove atividades em Faro, Lagos, Portimão, Monchique, Aljezur e Silves

Os profissionais de saúde do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) vão assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental com um programa de atividades, que serão desenvolvidas entre 8 e 11 de Outubro, junto da comunidade e nas Unidades Hospitalares de Portimão e Faro.

No barlavento algarvio, «são vários os concelhos que acolhem as iniciativas promovidas pelo Serviço de Psiquiatria da Unidade de Portimão», diz o CHUA.

As atividades começam na segunda-feira, dia 8, de manhã, com uma iniciativa dirigida às crianças no Jardim de Infância de Silves. Os mais novos serão convidados a «brincar às emoções». A dinamização desta sessão está a cargo da médica psiquiatra Flávia Polido e da psicóloga Verónica Ferreira, repetindo-se a iniciativa, no dia 10, no Jardim de Infância de Monchique.

Ainda em Silves, na parte da tarde, às 15h00 nas Piscinas Municipais, tem lugar uma atividade desportiva aberta à população sob o mote “O Desporto faz bem à Cabeça”.

No dia 9, «as atenções viram-se para os utentes e respetivos familiares acompanhados no Hospital de Dia de Psiquiatria e Reabilitação de Portimão, numa sessão onde se pretende discutir estratégias de promoção da saúde mental».

No dia 10, quarta-feira, data em que se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental, estão agendadas atividades em Monchique, Lagos e Faro.

O Quartel dos Bombeiros de Monchique acolhe, no dia 10, às 11h00, uma palestra dirigida às equipas da Guarda Nacional Republicana e dos Bombeiros sobre “Gestão do Stress”. Nesta sessão, Marina Carvalho, psicóloga, dá a conhecer as principais estratégias para gerir as situações de stress.

Ainda no concelho de Monchique, às 14h30, na Casa do Povo de Alferce, decorre uma palestra destinada à população sénior das freguesias de Marmelete, Monchique e Alferce com o tema “Encontro com o Especialista – Promoção da Saúde Mental”, proferida por Maria do Carmo Cruz, diretora do Serviço de Psiquiatria de Portimão.

As comemorações do Dia da Saúde Mental passam ainda por Lagos e são dirigidas aos jovens, numa ação que decorre na Escola Secundária Gil Eanes. A psicóloga Kelley MacGregor, o enfermeiro Bruno Henriques e a terapeuta ocupacional Eduarda Tavares vão falar aos alunos desta escola secundária sobre “Promoção da Saúde Mental no Adolescente”, abordando alguns dos temas mais relevantes da adolescência no que à saúde mental diz respeito.

Também o Serviço de Psiquiatria da Unidade Hospitalar de Faro se vai associar às comemorações do Dia da Saúde Mental, apresentando uma programação dirigida especialmente para os utentes e suas famílias, «numa tarde repleta de atividades lúdicas que decorrem nas instalações do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental de Faro. Zumba, karaoke e jogos tradicionais prometem colocar os utentes, profissionais e comunidade a mexer, incentivando ao desporto e à prática de atividades que promovem o bem-estar psíquico e emocional. A tarde termina com um lanche convívio», adianta o CHUA.

As comemorações continuam, no dia 11, no concelho de Aljezur com a palestra “Como prevenir e como lidar com a depressão”, nas instalações do Grupo Folclórico Amador do Rogil, proferida por Orlando Tur, psiquiatra da Unidade de Portimão.

Ainda no dia 11, no Teatro Municipal de Portimão – TEMPO, decorre, entre as 17h30 e as 20h00, uma sessão de cinema com a exibição das curtas-metragens “Muletas” e “Umbra”, ambas sobre a temática da saúde mental. Depois da exibição dos filmes, segue-se um debate público com a presença de vários especialistas em saúde mental. Esta iniciativa é de entrada livre e aberta ao público em geral.

Além das iniciativas dirigidas à população, durante toda a semana, o Serviço de Psiquiatria da Unidade de Portimão “abre as portas” à comunidade hospitalar com vista à promoção da saúde mental dos profissionais. Nesse âmbito, decorrem, todos os dias da semana, (de 8 a 11 Outubro), entre as 14h00 e as 15h00, sessões dirigidas aos colaboradores do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, onde vão ser abordadas temáticas como “Relaxamento”, “Gestão das Emoções” e “Mindfulness”.

Durante toda a semana, estará ainda patente, no hall da Unidade Hospitalar de Portimão, uma exposição sobre as estratégias para promoção e manutenção da saúde mental e sensibilização para a diminuição do estigma social da doença mental.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Comentários

pub