Casa-Museu João de Deus vai estar aberta a todos no seu 21º aniversário

Os 21 anos deste espaço cultural serão assinalados com atividades para miúdos e graúdos

Será com uma “Casa-Aberta” que a Casa-Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, vai assinalar o seu 21º aniversário, de 25 a 27 de Outubro.

Durante três dias, este polo museológico vai promover «atividades especiais», destinadas não só à população local, «mas também a todos os que desejem conhecer melhor este espaço criado e pensado para dar a conhecer a figura do poeta e pedagogo João de Deus, nascido nesta localidade», segundo a Câmara de Silves.

A “Casa-Aberta/Open House” que será promovida inclui «mostras de arte e da cultura local», através das quais se procurará «oferecer um novo olhar sobre o lugar, a sua história e a cultura da vila de SB Messines e do concelho de Silves».

«Vinte e um anos é muito tempo e este equipamento tem sido uma das pedras basilares da vida cultural de SB Messines, por isso a autarquia pretende manter uma programação viva e culturalmente importante», ilustrou a presidente da Câmara de Silves Rosa Palma.

«Continuamos a desejar que o espírito de proximidade que o poeta e pedagogo João de Deus tinha com as pessoas do seu tempo e que permanece vivo na sua obra, seja uma das características mais marcantes desta Casa-Museu. Não queremos que este seja um espaço quadrado e frio, mas um museu onde o público toma parte das ações, se envolve e é decisivo para tudo o que nele acontece e foi precisamente essa a motivação que nos levou a pensar nesta programação para assinalar tão importante data», acrescentou a autarca silvense.

O programa é lançado no dia 25 com a visita guiada, em português e inglês, “Casa-Museu à noite”, que contará com apontamentos musicais de acordeão e guitarra portuguesa pelos músicos Luis Gama e Ricardo Martins.

A 25 e 26 de Outubro, será promovida uma oficina criativa, intitulada “Uma casa de papel”, e uma visita sensorial, a que se deu o nome de “A Casa dos Sentidos”, «particularmente vocacionada para crianças e jovens, em formato peddy paper», segundo a autarquia.

No dia 27 de Outubro, às 14h30, será promovido o workshop “O diário gráfico de um pequeno artista”, dinamizado por Elsa Dias, «destinado a jovens que gostem ou pretendam aprender a desenhar». Este workshop requer inscrição prévia.

Também a 27 de Outubro, será inaugurada a exposição coletiva de expressões artísticas “ART 21”, «que apresentará no espaço polivalente deste equipamento uma fusão de trabalhos artísticos desde o ancestral artesanato local, à literatura, à ilustração, ao desenho e à media arte, expressão artística do século XXI».

Esta mostra, que pode ser vista até 30 de Novembro, reunirá cerca de duas dezenas de trabalhos de artistas locais.

«Durante todo o mês de Outubro a Casa-Museu João de Deus disponibilizará, ainda, duas visitas temáticas às coleções em reserva: “Uma curiosa coleção de isqueiros” de Arnaldo Xavier Martins e “Imagens de outros tempos “, que permite conhecer o espólio fotográfico de Augusto Pires Martins», acrescentou a Câmara de Silves.

Comentários

pub