Autoridade Marítima aconselha precaução nas idas à praia em Outubro

Época balnear termina a 15 de Outubro

«Nunca vire as costas do mar, vigie as crianças permanentemente» e «tenha especial atenção aos agueiros». Estas são alguns dos conselhos da Autoridade Marítima Nacional para as idas à praia até 15 de Outubro, data oficial do fim da época balnear.

«O período balnear já terminou na maioria das praias portuguesas, pelo que muitas praias deixaram de ter assistência em permanência pelos nadadores-salvadores, ausência de sinalética e de equipamentos para a assistência a banhistas, sendo por isso fundamental que a população adote um comportamento de segurança», refere a Autoridade Marítima.

Respeitar um intervalo de três horas após uma refeição normal antes de ir a banhos, não virar as costas ao mar e ter atenção aos agueiros são também conselhos dados.

Quanto aos agueiros, «podem ser fatais e causar a morte por afogamento. Não deve entrar em pânico, nem tentar vencer a corrente. Caso entre num agueiro, deve pedir ajuda e nadar lateralmente (paralelamente) à linha de costa até deixar de sentir o efeito da corrente. Depois, deve tentar sair da água num local afastado desta corrente», conclui.

Comentários

pub