Ar polar da Islândia chega a Portugal para trazer frio, vento e neve

O frio, vento e até a neve vão chegar a Portugal, a partir da tarde de sexta-feira, dia 26 de […]

O frio, vento e até a neve vão chegar a Portugal, a partir da tarde de sexta-feira, dia 26 de Outubro, «devido ao transporte de uma massa de ar polar, muito frio e relativamente seco, vindo da Islândia», anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A previsão aponta, assim, para uma «mudança significativa do estado do tempo, com a passagem de uma situação de temperaturas amenas, para uma outra, em que o frio e o vento serão o mais significativo».

Assim, prevê-se uma descida gradual de temperatura a partir da tarde de dia 26, assim como uma intensificação do vento, especialmente no litoral oeste e nas terras altas (vento norte forte até 50 km/h e com rajadas até 70 km/h).

No sábado e domingo, dias 27 e 28, as temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 15°C, com exceção da costa sul do Algarve e alguns locais do Alentejo, onde podem ser ligeiramente superiores (2 a 3°C). Nas regiões do interior Norte e Centro, os valores da temperatura máxima deverão variar entre 5 e 10°C.

Em relação aos valores da temperatura mínima, deverão ser inferiores a 10°C, e da ordem de 0 a 5°C nas regiões do interior, onde se preveem as primeiras geadas da época.

As temperaturas baixas, associadas ao vento mais intenso, deverão originar «desconforto térmico», o que significa que a sensação de frio será maior que a temperatura medida.

Por outro lado, uma dos cenários possíveis aponta para a ocorrência de precipitação dispersa nas regiões Norte e Centro no dia 27, a qual, a ocorrer, deverá originar alguma neve nas terras altas.

Portanto, o melhor é aproveitar o tempo ameno até dia 25 de Outubro, que vai continuar sob a influência conjunta de um anticiclone intenso, localizado a oeste das ilhas Britânicas, embora com tendência a enfraquecer gradualmente, e de um cut-off nos níveis altos da troposfera, centrado a noroeste do arquipélago da Madeira, aos quais está associado o transporte de massas de ar genericamente tropicais do interior da Península Ibérica.

Na prática, explica o IPMA, esta configuração atmosférica traduz-se, por um lado, na manutenção, até dia 25, de temperaturas máximas com valores superiores aos valores médios para a época do ano (genericamente entre 20 e 25°C), e por outro lado, na possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas dispersos nas regiões Centro e Sul, os quais poderão ser localmente intensos.

Comentários

pub