Ambiolhão abre “guerra” contra a lagarta do pinheiro

A empresa municipal olhanense vai proceder a uma campanha de prevenção e controlo da processionária que chegará a todo o concelho

A Ambiolhão lançou uma campanha de combate à processionária ou lagarta do pinheiro que irá chegar a todo o concelho. O objetivo é «evitar a formação de ninhos e consequente proliferação deste inseto junto da população», segundo a Câmara de Olhão.

Os trabalhos incidirão sobre os pinheiros localizados em áreas públicas, «nomeadamente nas escolas de ensino básico, circuito de manutenção dos Pinheiros de Marim, Ilha da Armona e árvores localizadas em praças, largos, parques, jardins ou arruamentos».

A empresa municipal olhanense vai proceder à pulverização das árvores com um inseticida biológico (específico para esta praga, não tendo qualquer efeito noutros organismos) e a microinjeção dos pinheiros (endoterapia) que, «para além de não provocar quaisquer danos à planta, evita a dispersão de partículas na atmosfera, contaminação do solo, água e ambiente envolvente».

Os munícipes que tiverem pinheiros nos seus próprios jardins ou quintais, são convidados «a contactar empresas que realizem o serviço de prevenção e tratamento dos mesmos de modo a conseguir-se um controlo eficaz na disseminação desta praga».

«Em ambiente urbano, é importante uma vigilância constante e um combate urgente e atempado, dadas as consequências que a processionária pode provocar em termos de saúde pública, devido à ação urticante dos pelos das lagartas, que causam reações alérgicas. Os pelos funcionam como agulhas, injetando as substâncias tóxicas na pele ou mucosas. As crianças, por brincadeira, e os animais domésticos, são os principais afetados», concluiu a Câmara de Olhão.

Comentários

pub