Alunos já começaram projeto de limpeza das praias do Algarve

Projeto conta participação dos três Centros Ciência Viva algarvios

O projeto “A Minha Praia”, um dos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo Portugal, já começou e crianças da Escola Básica 1º Ciclo de Santa Luzia (Tavira) estiveram, no passado dia 28 de Setembro, a limpar a Praia do Barril.

«Às crianças participantes foi feita uma introdução à problemática do lixo marinho, suas origens e impactos, sobretudo como a presença nas nossas praias afeta a saúde do meio marinho, o quotidiano das populações residentes e a economia local», conta o Centro Ciência Viva de Tavira.

Depois, «munidos de luvas protetoras, sacos de recolha de lixo e fichas de registo e catalogação, meteram mãos à obra, percorrendo uma parcela da Praia do Barril em busca de todo o lixo visível».

Estas ações de monitorização «seguem a metodologia proposta e padronizada pela Convenção OSPAR (Convenção para a Proteção do Meio Marinho do Atlântico Nordeste), que é o atual instrumento legislativo que regula a cooperação internacional em matéria de proteção ambiental no Atlântico Nordeste e da qual Portugal é signatário desde 1992», acrescenta o Centro Ciência Viva de Tavira.

«Estas ações de monitorização e limpeza, levadas a cabo pelos alunos algarvios de vários anos letivos, não só são atos de civismo ambiental, como são verdadeiros eventos de ciência cidadã, pois tenciona-se recolher não só lixo, mas também informação sobre quantidades e tipos de lixo encontrados, bem como a sua sazonalidade».

Estes dados serão depois fornecidos às entidades competentes para que sejam incorporados em análises e estudos de âmbito nacional e internacional sobre a permanência de lixo marinho nas costas portuguesas e europeias.

Coordenado pelo Centro Ciência Viva de Tavira, o projeto “A Minha Praia” foi um dos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo Portugal (OPP) na área da Ciência, em 2017, e alia os três Centros Ciência Viva da região (Centro Ciência Viva do Algarve, Centro Ciência Viva de Lagos e Centro Ciência Viva de Tavira), envolvendo também o projeto Straw Patrol, o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vários municípios algarvios e o empreendimento turístico Pedras d’El-Rei.

A associação entre os três Centros Ciência Viva «é fundamental para criar uma rede de monitorização do lixo marinho ao longo da costa do Algarve, um dos objetivos deste projeto. Cada Centro Ciência Viva está responsável por implementar diversas ações de monitorização do lixo marinho em praias dentro do seu alcance geográfico».

Ao Centro Ciência Viva de Tavira cabe conduzir estas ações de monitorização na Praia do Barril (Tavira) e Praia de Monte Gordo (Vila Real de Santo António), enquanto o Centro Ciência Viva do Algarve tem a seu cargo a praia da Ilha de Faro e a Praia dos Pescadores (Albufeira).

Por fim, o Centro Ciência Viva de Lagos coordena as ações na Meia Praia (Lagos) e na Praia da Mareta (Vila do Bispo).

Outra particularidade deste projeto é a instalação de estações de reciclagem de plástico “Precious Plastic” nos Centros Ciência Viva participantes.

Estas estações de reciclagem estarão disponíveis à comunidade escolar regional para o desenvolvimento de atividades didáticas de reciclagem e reutilização, onde, a partir do lixo plástico encontrado, se quer produzir novos objetos para os alunos utilizarem, prolongando assim a vida útil dos materiais e reduzindo o impacto do lixo.

Apesar de ser direcionado ao público escolar, este projeto procura «atingir toda a sociedade, sensibilizando-a para as consequências ambientais, económicas e sociais da crescente presença de lixo no meio marinho e zonas a ele associadas, como as praias».

«É pelo prejuízo causado ao Oceano e porque é necessário que este continue a suster a vida na Terra e a ser fonte de inspiração, prazer e descoberta que o projeto “A Minha Praia” aspira a consciencializar à preservação do meio marinho e para a importância de hábitos de consumo sustentáveis na redução das toneladas de lixo produzidas diariamente por todos nós».

Comentários

pub