Algarve eleito melhor destino gastronómico na Europa

Distinção surge quando a região «está a reforçar a sua oferta de turismo culinário e enológico», diz João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve

O Algarve conquistou o prémio de “Melhor Região Europeia em Turismo e Gastronomia 2018”, atribuído pelo Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas (CEUCO) no âmbito da 13ª edição dos prémios AURUM. O restaurante Infante Panorâmico, na Praia Verde (Castro Marim), foi também um dos premiados, ao ser eleito “Best European Restaurant 2018”.

«Os sabores e saberes gastronómicos algarvios têm conquistado milhões de pessoas por todo o mundo e constituem um dos principais atrativos turísticos diferenciador do Algarve e uma importante expressão cultural da região», diz a Região de Turismo do Algarve (RTA).

«A distinção Best European Region in Tourism and Gastronomy 2018 surge quando o Algarve está a reforçar a sua oferta de turismo culinário e enológico», considerou João Fernandes, presidente da RTA, na cerimónia de entrega dos prémios que decorreu este fim de semana em Atenas, na Grécia.

«Este prémio traz-nos reconhecimento e mais perseverança para continuar a enaltecer, preservar e valorizar o nosso património gastronómico e enológico, dando a conhecer a região através de pratos e experiências à mesa, E ainda sabe melhor por ter sido atribuída por quem partilha a paixão pela gastronomia e vinhos, enquanto elemento cultural e símbolo de identidade», disse ainda.

A promoção da gastronomia algarvia, dos seus produtos e das suas receitas ancestrais tem sido desenvolvida através de projetos como o “Algarve Cooking Vacations” que também já ganhou um prémio.

Recentemente, a RTA também promoveu um estudo que permitiu definir o perfil dos turistas, identificar as tendências de mercado e definir as melhores estratégias para a elaboração de novas ofertas para a região.

Criado em 2005, o CEUCO pretende juntar o maior número de confrarias e associações gastronómicas e enológicas da União Europeia, com um denominador comum: defender os produtos e as receitas que caracterizam a identidade gastronómica única de cada região. Depois de Atenas (Grécia) e Córdoba (Espanha), o próximo congresso do CEUCO vai realizar-se em Albufeira, em 2019, após a candidatura algarvia ter sido aprovada pela instituição.

Comentários

pub