“Algarve Cooking Vacations” vence prémio nos Travel Food Awards

Esta foi a primeira edição dos prémios

O “Algarve Cooking Vacations” venceu o prémio de “Melhor Projeto 2018”, na categoria “International Brand” dos Travel Food Awards, cujos resultados foram conhecidos esta sexta-feira, 12 de Outubro. 

Estes prémios, organizados pela Associação de Imprensa Italiana de Turismo (GIST), foram entregues durante a TTG Travel Experience, a principal feira de turismo para profissionais realizada em Itália.

O “Algarve Cooking Vacations” é um programa pioneiro de aprendizagem culinária e enológica, que pretende criar novas rotas turísticas centradas na gastronomia e nos vinhos da região, indo ao encontro das tendências da procura internacional.

Promovido pela Região de Turismo do Algarve (RTA), Associação Turismo do Algarve e Tertúlia Algarvia, o projeto foi distinguido em Itália, um dos mercados emissores de turistas que mais cresceu no Algarve em número de dormidas até Julho deste ano (+25,5%).

«Este reconhecimento chega no momento certo, pois a Região de Turismo do Algarve acaba de apresentar um estudo que exorta o aparecimento de rotas de turismo culinário e enológico no Algarve. É realmente muito gratificante quando vemos o nosso trabalho valorizado por uma entidade externa e independente. É um projeto de equipa, de parcerias e com muitas pessoas envolvidas e, por isso, estão todos de parabéns», diz João Fernandes, presidente da RTA.

Esta é a primeira edição dos Travel Food Awards, a que se candidataram diversos projetos e eventos internacionais de turismo gastronómico. O júri é composto por jornalistas italianos especialistas em gastronomia, que avaliam os projetos tendo em conta a sua originalidade, o grau de envolvimento das comunidades locais, o respeito pelo meio ambiente, a sustentabilidade económica e a estratégia de comunicação.

Lançado em 2017, o “Algarve Cooking Vacations” pretende a criação de programas de férias culinárias e enológicas no Algarve, através da parceria de diversos agentes regionais.

Para tal, foi promovido um estudo para conhecer o mercado e as tendências atuais, estando previstas várias ações, desde workhops temáticos, a edição de um livro de receitas e outro de vinhos do Algarve, ações de promoção internacional e uma campanha de marketing digital.

O programa “Algarve Cooking Vacations” é cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve.

Comentários

pub