Alexandre Quintanilha fala sobre “Desafios atuais na biomedicina” em Loulé

Sessão está inserida no ciclo “Horizontes do Futuro”

Alexandre Quintanilha vai dar uma conferência subordinada ao tema “Desafios atuais na biomedicina” no próximo dia 18 de Outubro, às 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé. 

Esta é mais uma sessão do ciclo “Horizontes do Futuro”.

Alexandre Quintanilha nasceu em 1945 e completou o liceu em Lourenço Marques (Maputo), Moçambique. Doutorou-se em Física Teórica na Witwatersrand University em Johannesburg, em 1972.

Passou as duas décadas seguintes na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e no Lawrence Berkeley National Laboratory como professor de Fisiologia Celular e Biofísica, subdiretor da Applied Sciences Division e diretor do Center for Atmospheric and Biospheric Effects of Technology.

Foi para o Porto como professor de Biofísica no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar no início dos anos 90. Foi, até 2010, diretor e fundador do Instituto de Biologia Molecular e Celular e presidente do Instituto de Engenharia Biomédica.

Presidiu depois ao grupo responsável pela implementação do consórcio i3S, que, além destes dois institutos, integra também o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto.

Atualmente é presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC) em Portugal.

É também presidente do Conselho de Escola da Escola Nacional de Saúde Pública e do Conselho Consultivo do Hospital Magalhães de Lemos.

Comentários

pub