Alexandre Lima é o novo delegado regional de Educação

Novo responsável pela Educação no Algarve é visto com esperança pelos professores e pais

Alexandre Lima, em foto do seu mural de Facebook

Alexandre Martins Lima é o novo delegado regional de Educação, depois da exoneração de Francisco Marques desta Direção de Serviços da Região do Algarve da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

Francisco Manuel Marques, nomeado em 16 de Fevereiro de 2015, mantinha-se em funções de forma ilegal há um ano e nove meses, depois de o concurso que o selecionou ter sido anulado. Na mesma situação ilegal, estava o delegado regional do Alentejo, Manuel Barroso, igualmente exonerado agora pela secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão.

O anterior delegado do Algarve estava a ser alvo de dois processos disciplinares por alegado comportamento indevido e por uso indevido de viatura para fins pessoais, abertos pela Inspeção-Geral da Educação, mas não terá sido essa a razão direta da sua exoneração.

No site da DGEstE, um despacho da diretora-geral explica que, ao novo concurso, houve 10 candidatos, «tendo ficado provido no cargo o Mestre Alexandre Martins Lima, com efeitos a 10 de outubro de 2018».

O novo responsável pela Educação no Algarve é mestre em Observação e Análise da Relação Educativa e licenciado em Informática pela Universidade do Algarve, integrando ainda o Júri Nacional de Exames, posição a que tinha concorrido recentemente.

Como a responsabilidade pela Direção de Serviços da Região do Algarve da DGEstE é um cargo de «Direção Intermédia de 1º grau», não é necessário que o seu provimento seja feito através de concurso da CRESAP (Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública), bastando para isso abrir um concurso no âmbito da Bolsa de Emprego Público, o que tinha sido feito a 21 de Março passado, quando o procedimento concursal foi publicado em Diário da República.

Fontes ligadas à Educação no Algarve, nomeadamente professores e pais, contactados pelo Sul Informação, manifestaram a sua satisfação pela nomeação de Alexandre Lima.

«Apesar de a região algarvia ter muito pouca autonomia, desde que deixou de haver Direção Regional de Educação [ainda na vigência do Governo de Passos Coelho] e passou a haver apenas uma Direção de Serviços, a verdade é que se espera que o novo delegado possa dar uma dinâmica diferente a um setor que atravessa uma fase de transição e de grandes convulsões. Há projetos parados, há ideias encalhadas, que temos agora a possibilidade de voltar a pôr em movimento», disse ao nosso jornal uma professora do ensino secundário que não quer ser identificada.

Ontem, o novo delegado regional de Educação esteve presente na cerimónia de receção aos professores do concelho de Portimão, que contou com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Educação. Na ocasião, Alexandra Leitão aproveitou para saudar o recém nomeado responsável regional.

Comentários

pub