Albufeira vai ter Internet gratuita nos principais pontos turísticos

O projeto “Albufeira Online” também contempla uma aplicação móvel

A Câmara de Albufeira vai disponibilizar Internet gratuita no Centro Histórico e nas zonas de maior afluência turística do concelho. Este é um dos pilares do projeto de promoção turística “Albufeira Online”, que também inclui «uma aplicação móvel que inclui um travel planner, ferramenta que permite ao turista organizar e personalizar as suas férias no destino, de acordo com o tipo de experiência que deseja realizar».

Ao todo, serão investidos cerca de 178 mil euros, 50 mil dos quais comparticipados pelo programa Valorizar do Turismo de Portugal. Esta verba servirá, desde logo, para «a instalação de um conjunto de infraestruturas que visam disponibilizar sinal wifi de qualidade com capacidade de resposta, nomeadamente nos picos máximos de utilização do espaço público».

«O município definiu como zonas prioritárias para instalação dos equipamentos de acesso gratuito à internet os locais que ao longo de todo o ano acolhem um maior número de visitantes, nomeadamente a Praça da República, no centro histórico, Igreja de Sant`Ana, Galeria de Arte Pintor Samora Barros, Largo Eng.º Duarte Pacheco, Praça dos Pescadores, Praia dos Pescadores, Olhos de Água e Castelo de Paderne», segundo a Câmara de Albufeira.

O projeto também contempla uma aplicação (APP) móvel, que integra um conjunto alargado de informações com interesse turístico, nomeadamente atrações, eventos, museus, praias, alojamento, restauração, rede de transportes, serviços, entre outras. Com a disponibilização desta aplicação, a Câmara de Albufeira visa «melhorar a experiência do visitante antes, durante e após a sua estada».

A aplicação «é user friendly, baseada numa lógica de navegação fácil e intuitiva, que permite ao utilizador obter a informação pretendida com um mínimo de cliques». Está disponível para diferentes sistemas operativos e em diferentes idiomas, além de estar integrada com o Sistema de Gestão de Conteúdos do site de promoção turística Visit Albufeira, «o que permite ter a informação sempre atualizada e acessível de forma automática».

«Paralelamente, tem associado um sistema de georreferenciação, que disponibiliza um mapa interativo com a localização de pontos turísticos, serviços e infraestruturas turísticas do concelho, incluindo a funcionalidade de realidade aumentada para recolha de informações através da utilização de smartphone. O utilizador tem ainda à sua disposição um formulário para envio de informações ou apresentação de sugestões, tendo a possibilidade de deixar o seu endereço de email para futuro contacto», acrescentou a Câmara de Albufeira.

«Na era do digital, o acesso rápido e simples a conteúdos informativos relevantes é condição essencial na tomada de decisão, quer no que se refere à escolha e organização da visita turística quer no que respeita à criação de condições mais favoráveis ao surgimento de novos negócios. Num município que reúne cerca de 40% da oferta turística do Algarve, o que representa aproximadamente 6 milhões de dormidas por ano, a solução é pertinente, inovadora e contribui para potenciar a atividade turística e a economia do concelho na sua globalidade», considera o presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo.

Comentários

pub